sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 18:58h Atualizado em 25 de Fevereiro de 2012 às 08:37h. Carla Mariela

Audiência Pública é realizada para prestação de contas à população

De acordo com a Secretária, Geneci Martins, esse encontro é a oportunidade que a população possui para participar e questionar sobre as metas que já foram alcançadas e sobre os problemas que Divinópolis apresenta e que ainda não foram solucionados

Ontem, dia 24 de fevereiro, às 14horas, foi realizada na Casa Legislativa, a audiência pública que teve como intuito fazer com que a população interagisse com as explicações sobre as arrecadações e gastos que ocorreram em 2011. Conforme a Secretária Adjunta de Gestão Contábil, Geneci Martins de Oliveira, essa audiência pública acontece em cada quadrimestre.
“Ela ocorre de quatro em quatro meses sendo que o objetivo desse encontro é garantir a transparência sobre o que o Executivo e o Legislativo estão realizando para chegar até a população”, afirma a Secretária.
Durante a audiência foram apresentadas as prestações de contas relacionadas à saúde, educação, assistência social, pavimentação, saneamento, dentre outros setores. “O município está bancando a continuidade de obras do hospital público, continuidade também nas unidades básicas de saúde, pavimentação, saneamento de vários pontos da cidade, recomposição de pavimento com sinalização no centro da cidade que foi uma obra muito importante durante o ano de 2011 e as estradas rurais também tiveram recuperação”, disse.
Em relação à Educação, Geneci Martins, afirma que graças ao trabalho e as ações da secretaria de Educação que gerencia o seu orçamento e gerencia toda receita fazendo um trabalho de planejamento bem feito, o índice está sendo atingido com sucesso, acima do exigido.
Na saúde, na receita o valor é igual, o valor mínimo é de 15% e o valor aplicado somente no mês de Janeiro ficou abaixo dos 15%. Em dezembro ele chegou a 40%.
Conforme a secretária é importante entendermos como funciona a receita orçamentária. “Em razão do crescimento da receita corrente, a receita orçamentária se mantém em crescimento, em termos percentuais nós podemos ver que a receita orçamentária cresceu de 2009 para 2010, 15.81%, de 2009 para 2011, 20.52%, e quando a gente pega um período mais curto de 2010 a 2011, ela cresceu 4%”, relata Geneci.
Ao terminar a explicação sobre a prestação de contas, a audiência foi direcionada para a população e aos vereadores presentes para que eles pudessem interagir com os assuntos abordados pela Secretária. Os vereadores que estavam presentes: Edson de Sousa (PSB), Antônio Paduano (DEM) e Beto Machado (PSDB). Estavam também presentes: Edmar Rodrigues (PSD) e o Secretário de Fazenda, Antônio Castelo.
O vereador Edson Sousa não perdeu a oportunidade e comentou sobre um estudo que está sendo finalizado por ele, em relação a dívida do município nesses últimos 15 anos. Para Edson, esse governo vai bater o recorde da dívida fundada em relação aos últimos 5 governos. “O estudo serve para saber o que tem atrás do planejamento, pois os dados não são animadores. Qual é o motivo que está fazendo com que o planejamento tenha erros”, declara o parlamentar.
Contudo, a audiência proporcionou esclarecimentos e interatividade entre a Secretária Geneci Martins, o Secretário da Fazenda Antônio Castelo, Vereadores e população.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.