sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 05:25h Carla Mariela

Batistina Corgozinho

Historiadora, socióloga, professora e coordenadora do Centro de Memória da (Funedi/UEMG); era dessa forma que era conhecida Batistina Corgozinho em Divinópolis. Ontem, a Funedi/UEMG publicou uma nota do seu falecimento. Batistina Corgozinho se dedicou com

Historiadora, socióloga, professora e coordenadora do Centro de Memória da (Funedi/UEMG); era dessa forma que era conhecida Batistina Corgozinho em Divinópolis. Ontem, a Funedi/UEMG publicou uma nota do seu falecimento. Batistina Corgozinho se dedicou com notório empenho ao trabalho da pesquisa sobre a História e Memória do Centro Oeste Mineiro.
Ela participou de diversas palestras e entrevistas nos meios de comunicação locais, inclusive, do Projeto Divina História da câmara de Divinópolis. Neste projeto, ela defendeu o transporte coletivo ferroviário como solução para o caos no trânsito. Para ela, o processo de desenvolvimento do município se deu por meio da ferrovia.
Em março deste ano, a reportagem da Gazeta do Oeste, a entrevistou para falar sobre o seminário de lançamento da sua obra que retrata as histórias do município e cidades vizinhas. Neste dia, ela explicou que o seminário tinha o objetivo de dar visibilidade aos estudos que são feitos em relação a história local.
O vereador Edimilson Andrade (PT), durante reunião ordinária de ontem, pediu um minuto de silêncio no final da sessão em homenagem a Batistina Corgozinho, que para ele, era uma grande pessoa.

Projeto de lei 81/2013 é retirado
A lei 81/2013 é do vereador, Nilmar Eustáquio (PP). Esta lei dispõe sobre abate, corte, armazenagem, transporte e comercialização de carnes e miúdos no varejo. A lei foi retirada após a apresentação de um substitutivo do autor para alterações do projeto.
Eduardo Print Junior
Durante seu pronunciamento, o vereador Eduardo Print Júnior (SDD), chamou a atenção da população para realizar o recadastramento biométrico. Segundo ele, o posto móvel estará hoje, em frente à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária, e Serviços de Divinópolis (Acid), no bairro Icaraí. “Este posto móvel é importante para que os cidadãos divinopolitanos estejam aptos para participarem do processo eleitoral”, ressaltou.
Outro assunto que o parlamentar abordou foi sobre a indignação dos moradores do bairro Copacabana quanto à coleta de lixo. “Quero pedir que a empresa Via Solo tome esse cuidado com os moradores. Sabemos e entendemos a dificuldade de ter acesso a todos os bairros, mas queria pedir uma atenção para estes bairros mais afastados. O bairro ficou bom, mas falta um pouco de zelo para aquela região”, disse.
Projeto prejudicado novamente
O vereador Marcos Vinícius (PSC), é autor do projeto de número 136/2013, no qual declara de utilidade pública a Igreja Batista Unção de Deus. O vereador não se encontrava devido a outros compromissos.
Processo Licitatório
Encontra-se aberto na câmara municipal de Divinópolis, o processo licitatório CM108/2013 para a aquisição de grades de proteção para a fachada central da casa legislativa, já devidamente instaladas, conforme características definidas no edital. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 30/10/2013 às 14 horas na sede da câmara, no Plenarinho Orlando Barbosa. O edital completo estará à disposição de 2ª a 6ª feira em horário comercial no site www.camaradiv.mg.gov.br.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.