sexta-feira, 9 de Agosto de 2013 08:13h Carla Mariela

Câmara aprova empréstimo de R$ 5 milhões para a prefeitura

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), recentemente informou qual seria o objetivo do projeto enviado para o Poder Legislativo de Divinópolis. A proposta trata-se de um recurso na ordem de R$ 5 milhões que foi conseguido junto ao BDMG e ao go

O prefeito Vladimir de Azevedo, assinou nesta ontem, convênio com a Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dona Lindu, que propicia estágios nas unidades de saúde do município aos alunos da USFJ para capacitação técnica e profissional.
Esta iniciativa é vista com bons olhos pelos profissionais de saúde, uma vez que reforçam o atendimento junto à comunidade que contará com o suporte de estagiários do curso de medicina entre outras áreas. “Por determinação do prefeito Vladimir estamos buscando um novo modelo de atenção à saúde de Divinópolis. Encontramos na UFSJ uma importante parceira e vemos com muito bom grado a vinda dos estagiários de medicina, e demais cursos, no nosso sistema de saúde. Eles darão suporte ao Programa Saúde da Família e a nossa atenção básica”, explicou Dárcio Abud Lemos – secretário municipal de saúde.
O convênio assinado no gabinete do prefeito tem duração de cinco anos e prevê que os estagiários cumpram 30 horas semanais de estágio, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde a serem definidas pela Prefeitura. “Esta iniciativa passa a ser muito mais importante porque o investimento da população no ensino retorna para a sociedade de forma direta quando os estagiários, de posse de todo o conhecimento adquirido na universidade, e que é pago pelo dinheiro público, o reverte em ações que beneficiam toda a comunidade”, destacou pró-reitor adjunto de ensino da UFSJ, Márcio Falcão Santos Barroso.
De acordo com Heloiza Rennó, vice-reitora do campus Dona Lindu, a UFSJ veio para a região Centro-Oeste para poder contribuir com o ensino e a atenção à saúde. “Essa parceria é importante para que nossos alunos sejam formados dentro da realidade serviço de saúde visando atender as necessidades da população. Sem o apoio da Prefeitura não teríamos como fazer esse atendimento”, explicou Rennó.
“O município de Divinópolis soma mais uma importante parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei em que ganha a universidade, ganha o poder público e, acima de tudo, os usuários do nosso sistema de saúde. A universidade irá formar sua primeira turma, o que vale dizer que contaremos com estagiários de boa formação que reforçarão a nossa rede, principalmente a atenção primária. Assim, reafirmamos o compromisso de sempre firmar boas parcerias que ampliem as ações na saúde”, defendeu Vladimir Azevedo.
Entre as autoridades que participaram da cerimônia de assinatura do convênio estavam o presidente da Câmara de Vereadores, Rodson Kristnamurti, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ronaldo Maurício do Carmo, o diretor executivo do CISVI, Marco Aurélio de Oliveira, e Dirlene Maria Soares, Superintendente Adjunta da Regional de Saúde.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.