sexta-feira, 30 de Março de 2012 10:59h

Câmara assina com ALMG acordo para transmissão digital de TV

O Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), assinou, em solenidade realizada na última quarta-feira (28) no Salão Nobre, o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do sistema de transmissão de TV digital com as câmaras municipais de Uberlândia, Uberaba e Divinópolis. O evento reuniu deputados, vereadores, autoridades e representantes da TV Assembleia.
O acordo assinado pelo parlamento estadual e as câmaras permitirá a transmissão simultânea dos programas da TV Assembleia e das emissoras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e dos parlamentos dos municípios conveniados. Segundo Dinis Pinheiro, o momento marca a ampliação da transparência do trabalho dos legisladores. “O Poder Legislativo é o esteio do Estado Democrático de Direito, por isso é fundamental que a comunicação com as pessoas seja feita de forma cada vez mais clara e aberta”, disse Pinheiro.
O 1º-secretário da ALMG, Deputado Dilzon Melo (PTB), lembrou que a celebração é motivo de orgulho para o parlamento mineiro, uma vez que a TV Assembleia foi pioneira em sua atuação. Para ele, o fato dos canais legislativos se tornarem abertos e com sistema digital de transmissão é uma conquista que aumenta a responsabilidade dos parlamentares de todo o Estado.

PROXIMIDADE
O Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Vilmar Resende, destacou que o acordo vai ficar na história dos parlamentos envolvidos. De acordo com ele, a partir de agora, os vereadores poderão falar diretamente com o cidadão, uma vez que a transmissão será feita em canal aberto.
Para o Presidente da Câmara de Uberaba, Luiz Dutra, o trabalho parlamentar ficará ainda mais transparente, uma vez que os vereadores representam diretamente o cidadão. “Interagimos com a comunidade diariamente. Desta forma, as TVs legislativas serão um importante canal de prestação de contas para os eleitores”, afirmou.
O vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB), 1º Secretário, que representou o presidente Anderson Saleme (PR), salientou que o maior ganhador com a assinatura do acordo de cooperação técnica será o cidadão, uma vez que poderá acompanhar e fiscalizar o trabalho dos seus representantes.
Ao final, a Deputada Liza Prado (PSB) disse que é um orgulho para a Assembleia compartilhar com as câmaras envolvidas no acordo esta conquista. “Esta parceria é técnica e política, afinal vai melhorar a qualidade das transmissões e a transparência do trabalho legislativo municipal”, concluiu.
Estiveram acompanhando o 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Divinópolis, o Diretor de Comunicação da Câmara, Flávio Ramos e a equipe de reportagem da TV Câmara de Divinópolis. O deputado estadual de Divinópolis, Fabiano Tolentino (PSD), também esteve presente acompanhando a solenidade.


 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.