quarta-feira, 24 de Setembro de 2014 05:10h Jotha Lee

Câmara cria a comenda “Profissional de Saúde”

Em cada legislatura, vereadores concedem títulos e comendas a 705 pessoas

Crédito: Giovany Corrêa


A concessão de títulos e comendas não é um privilégio da Câmara Municipal de Divinópolis. Os legislativos municipais abusam desta prerrogativa como forma de homenagear pessoas que contribuíram, de alguma forma, com a cidade.


Entretanto, essa não é a regra, já que muitas indicações são feitas com claros objetivos eleitoreiros, com indicações a pessoas que possam contribuir politicamente com mandatos e campanhas parlamentares. Para muitos, os vereadores conseguiram banalizar os títulos concedidos pela Câmara, tantos são os homenageados a cada ano. Com o projeto aprovado na sessão de ontem da Câmara Municipal criando mais uma comenda, o Legislativo de Divinópolis vai homenagear anualmente 705 pessoas.


Alguns vereadores não aceitam as críticas e garantem que as homenagens são voltadas para classes trabalhadores e empresariais, destacando nomes que contribuíram diretamente para o crescimento da cidade. Nem todas as discussões estão relacionadas à justiça feita ao homenageado e sim aos critérios utilizados pelos vereadores, que têm a prerrogativa da indicação dos agraciados. Boa parte dos nomes indicados, quase sempre, merecem o reconhecimento, porém, muitas vezes surgem nomes de pessoas cuja participação na vida da cidade inexiste.


Na sessão de ontem, a Câmara Municipal aprovou por onze votos favoráveis – unanimidade dos parlamentares presentes em plenário – a 14ª comenda anual. Trata-se da comenda “Profissional da Saúde”, que todo ano vai conceder título a 17 profissionais da área. O autor da proposta, vereador, José Wilson Periquito (SDD), explicou a iniciativa dizendo que a classe é de grande importância para a vida da cidade.

 

 

CRÍTICAS


Durante a discussão do projeto, houve criticas à quantidade de comendas distribuídas anualmente pela Câmara. O vereador, Rodyson do Zé Milton (PSDB), afirmou que sai muito caro para os cofres do Legislativo uma noite solene. “Vocês não têm ideia do quanto uma noite de homenagem onera os cofres da Câmara. E minha preocupação é também banalizar a homenagem ao cidadão divinopolitano”, afirmou.


O vereador, Nilmar Eustáquio (PSC), admitiu que hoje já há muitas comendas e títulos concedidos pela Câmara. “Do jeito que a coisa está indo, vamos ter homenagem aqui o ano inteiro”, disse. Já Marcos Clementino (PSL) disse que as homenagens são necessárias. “Não é banalizar as comendas, é valorizar quem faz algo pela comunidade”, afirmou.

Lista


Veja as comendas e títulos distribuídos anualmente pela Câmara


- Educador do ano
- Servidor Público Padrão
- Esportista Destaque
- Comenda Produtor Rural
- Comenda Consciência Negra
- Comenda Líder Comunitário
- Diploma Mulher Cidadã
- Medalha Candidés
- Cidadão Honorário
- Estudante do Ano e Escola Destaque
- Mérito Empresarial
- Servidor Destaque
- Destaque Cultural
- Comenda Profissional da Saúde

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.