Câmara Municipal de Divinópolis avança na transparência.

Com a instalação de novos painéis e sistema de votações, Câmara de Divinópolis apresenta modernização.

 

Talita Brandão

 

Processo de licitação realizado em dezembro de 2019 é concretizado com a instalação dos novos equipamentos da Câmara Municipal de Divinópolis. O novo sistema é instalado pela empresa Visual Sistemas e tem como objetivo trazer para o poder legislativo de Divinópolis mais transparência, modernidade e segurança.

Flávio Ramos, Secretário Geral da Câmara afirma que o novo sistema trouxe várias vantagens, incluindo seu custo e funcionalidade. “Em dezembro de 2019 a Câmara deslanchou um processo de licitação para escolha da nova empresa que forneceria o sistema do painel eletrônico. Em janeiro de 2020 esse processo foi concluído com a escolha da empresa Visual Sistemas, a mesma que já fornecia o sistema antigo e é responsável pela instalação dos painéis eletrônicos no Congresso Nacional, no Senado Federal e na Câmara Federal. A grande vantagem é que mantivemos praticamente o mesmo preço de pagamento mensal do sistema dos painéis eletrônicos antigos e conseguimos dentro desse processo licitatório que a empresa instalasse novos equipamentos que refletem na melhora da visualização das informações das reuniões nesses painéis, que estão localizados ao fundo do plenário. Além disso o sistema que fará o controle automático em tempo real das reuniões, pois o que o público vê ali é só a parte final do sistema, mas esse é um sistema de informática que facilita a elaboração das atas. O processo de votação também será mais ágil com a instalação do ponto biométrico, então os vereadores ao invés de digitar a senha eles precisaram confirmar seus votos a através da digital.”

Além da agilidade o Secretário abordou a segurança e transparência do novo sistema.“Esse é um processo de segurança que reflete em uma consolidação de todo processo democrático.Nunca enfrentamos na Câmara nenhum problema de vereador digitar senha para outro, como já aconteceu flagrantes no Congresso Nacional mas quanto mais nós garantirmos aqui, a segurança e a certeza que o vereador com sua plena consciência, representando o voto da comunidade, está realizando um voto seguro será mais respeitoso diante da população.”

O Presidente Rodrigo Kaboja ressaltou a importância da transparência presente no processo biométrico e garantiu a continuação dos trabalhos dos vereadores e comissões mesmo com a suspensão da Reunião Ordinária desta terça-feira. “Mesmo sem a Reunião Ordinária de hoje, por conta da fase de teste da instalação, as comissões continuam trabalhando, assim a suspensão da Reunião não atrapalha em nada. Semana que vem colocamos os projetos que estiverem prontos já com seus devidos pareceres. O mais importante é a transparência que esses painéis traram.”

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.