terça-feira, 22 de Janeiro de 2013 04:17h Carla Mariela

Câmara Municipal poderá se instalar no prédio do Fórum em Divinópolis

O presidente marcará um encontro com o Governador Anastasia para que haja a possibilidade da concretização do projeto

O presidente da Casa Legislativa de Divinópolis, Rodyson do Zé Milton (PSDB) confirmou a possibilidade da Câmara Municipal ser transferida para o prédio do Fórum que fica localizado na Rua João Morato de Faria, número 145, assim que o imóvel for desocupado. A ideia é fazer com que a estrutura do Fórum comporte todos os 17 vereadores, assessores, servidores públicos e a população que necessita do atendimento realizado pelo Poder Legislativo.
Após passar por reformas e entregar os gabinetes aos vereadores, ontem, a Câmara abriu as portas para o atendimento ao público, sendo que 80% das reformas já estão concluídas. O próximo passo está sendo a adaptação do plenário que contará com novo painel eletrônico, uma vez que o antigo no momento das votações durante os encontros ordinários estava apresentando problemas na contagem dos votos. Além do painel, novas cadeiras estão sendo fixadas para comportar os 17 parlamentares para que no dia 05 de Fevereiro às Reuniões da 23ª Legislatura possam ter o seu início. Mas, embora, tenham ocorrido a mudanças de setores na Câmara e organização dos novos ambientes, o presidente Rodyson do Zé Milton, explicou que mesmo com a adequação, o espaço legislativo não está comportando o aumento da demanda.
O presidente afirmou que por esse motivo está estudando uma proposta que visa a transferência da Câmara Municipal. Ele destacou que vai se reunir com as lideranças políticas que também fazem parte do seu partido, para agilizar o processo. “Vou marcar uma reunião com o Deputado Domingos Sávio, com o prefeito Vladimir Azevedo, que abraçaram a proposta, para que juntos nós possamos marcar um encontro oficial com o Governador Antônio Anastasia, fazer um protocolo de intenções para a doação do imóvel, para que o espaço do Fórum seja transferido para a Câmara”, declarou.
Conforme, Rodyson do Zé Milton, o espaço físico da Casa Legislativa, está pequeno para o aumento da demanda. O prédio não comporta mais toda a parte administrativa, gabinetes dos vereadores e o plenário. Ele esteve no atual prédio do Fórum e pôde perceber que o espaço vai comportar bem o Poder Legislativo. O prédio do Fórum tem três andares, possui o júri que pode ser aproveitado segundo o presidente, como plenário, tem a parte administrativa do Fórum que para Rodyson do Zé Milton, é a mesma que a parte administrativa do Poder Legislativo. Ele destacou que um dos andares, ele vai aproveitar para colocar uma ala para os vereadores já pensando no futuro quando houver novamente o aumento do número dos vereadores.
Rodyson do Zé Milton ainda esclareceu que a adaptação que a Câmara teve que passar não ficou boa, porque foram feitos várias divisórias, as salas ficaram pequenas. Sabendo que o Fórum está indo para o bairro Liberdade, sem dúvida, será melhor o Poder Legislativo ir para o atual Fórum, conforme, o presidente.
O presidente finalizou dizendo que o prédio da Câmara Municipal é antigo e precisa de uma reforma mais minuciosa, pois é necessário de reparos urgentes, o telhado está com rachaduras, há mofo nas paredes, infiltrações em alguns ambientes, como por exemplo, no espaço GTO.
Entretanto, o próximo passo, uma vez que Domingos Sávio e o prefeito Vladimir Azevedo já abraçaram a causa é marcar a reunião com o Governador Antônio Anastasia para saber qual será o parecer dele diante a mudança do Poder Legislativo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.