quarta-feira, 18 de Maio de 2011 09:56h Diretoria de Comunicaç?o da CMD

Câmara Municipal: Resumo de pronunciamentos do dia 17 de maio de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento falando sobre a importância dos debates aprofundados para se discutir saúde pública. e da necessidade de  se fortalecer os conselhos municipais. Geraldinho da Saúde destacou ainda as reuniões ocorridas nas últimas semanas em Belo Horizonte e Brasília para tratar da manutenção das Unidades de Saúde que estão sendo construídas em Divinópolis. O vereador considera que os resultados foram positivos, em especial no que diz respeito à ampliação da oferta de leitos do SUS no CTI do Hospital São de Deus. Geraldinho falou também sobre a importância de uma política mais eficiente para regulação dos Planos de Saúde que segundo ele, tem deixado a desejar no atendimento da população.

 

 

O Vereador Beto Machado (PSDB) comemorou a publicação de vários decretos do Executivo Municipal, desapropriando diversas áreas na “região dos shoppings”. O Vereador entende que suas denúncias de suspeita de corrupção para liberação de um destes terrenos é que pode ter provocado esta reação do executivo que transformou as áreas daquela região em áreas de Utilidade Pública.  Beto Machado confirmou também para o dia 23 de maio, às 19 horas, a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores. Entre os assuntos discutidos estarão a cobrança da Taxa da Ordem dos Músicos do Brasil, os repasses de Direitos Autorais do ECAD e aplicação da lei de sua autoria que determina a presença de músicos divinopolitanos em eventos realizados no município. Cerca de 80 profissionais desta categoria já confirmaram presença. Beto Machado falou também sobre a situação da Rua 10 de outubro e cobrou da Prefeitura de Divinópolis que sejam realizadas obras de manutenção no local.

 

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) voltou a falar sobre a proposta de terceirização do tratamento de esgoto. Durante seu pronunciamento na Câmara, a Vereadora reproduziu em plenário, discurso do atual Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), quando este ainda era vereador, e se posicionou de maneira contrária ao sistema que atualmente, na prefeitura, o mesmo defende.  Heloisa Cerri entende que se trata de um discurso contraditório e acusou o Chefe do Executivo Municipal de ter traído o povo divinopolitano.

Edson Sousa (sem partido) questiona os dados divulgados sobre o abastecimento de água no município de Divinópolis. Edson diz ter feito um levantamento no qual constata que a COPASA arrecadou no município, desde janeiro, cerca de R$93.000,00 (noventa e três reais mil reais) por dia, e destes, repassou para o município cerca de R$3.800,00/dia. Edson entende que a empresa está compensando insatisfatoriamente o município. O Vereador não concorda com o modelo de contrato para terceirização do tratamento do esgoto que está sendo firmado com o município e diz que há contradições sobre os valores referentes aos ativos de esgoto do município. Edson Sousa reclama também da dificuldade em obter informações sobre os estudos feitos no município para definição de valores e custos do tratamento do esgoto.

O Vereador Roberto Bento (PT do B), também se pronunciou sobre a proposta de terceirização do tratamento do esgoto no município e disse que é contrário à proposta apresentada pelo Executivo Municipal. Roberto Bento entende que o contrato de cooperação firmado com o Governo do Estado não é vantajoso para Divinópolis e sugeriu alternativas de cobrança da taxa de manutenção do serviço. O parlamentar afirma que não é justo a população pagar por algo que já existe e é do município.

 

 

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) atribuiu a sobrecarga do setor de saúde do município à precariedade do atendimento nas cidades da região que carecem de fortalecimento do setor. Hilton de Aguiar diz que toda cidade deveria ter seu próprio Pronto Atendimento ou Hospital Público já que a capacidade da rede pública de Divinópolis não é suficiente para atender toda a região. Hilton de Aguiar entende que todos precisam de atendimento na área da saúde, mas que uns não podem ser prejudicados em detrimento de outros. Outro assunto abordado por Hilton de Aguiar foi a proposta de terceirização do tratamento de esgoto, o parlamentar teme que o serviço que será prestado pela COPASA onere a população já que segundo ele, em cidades como Pará de Minas, a empresa cobra pelo serviço mas não oferece tratamento para 100% do esgoto.

 

O Vereador Milton Donizeti (PRTB) defende a recuperação do Rio Itapecerica, acredita que a terceirização seja um bom caminho, mas não concorda com a cobrança da taxa pelo serviço de tratamento de esgoto seja cobrada da população antes que o serviço esteja feito.  Milton Donizeti relatou também que esteve presente no bairro Jusa Fonseca e que percebeu a necessidade de canalização do córrego que passa pelo bairro para garantir liberdade de tráfego onde este é impossibilitado pela presença desta barreira natural. O Vereador voltou a falar também de outras obras estruturais que são importantes para o município.

 

 

 

O Vereador Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento pedindo apoio para a Comissão formada após Reunião Comunitária em Santo Antônio dos Campos (Ermida) com integrantes vereadores e moradores que defende os interesses dos bairros daquele distrito.  A Comissão trata de obras de infraestrutura que se fazem necessárias principalmente no bairro Jardim Primavera.  Paduano falou também sobre a polêmica em torno do tratamento do esgoto que é despejado no Rio Itapecerica e pediu mais explicações sobre o assunto, no que foi informado pela Presidência da Câmara, que no próximo dia 27, técnicos da Prefeitura e da COPASA estarão presentes na Casa Legislativa para explicar o projeto de terceirização para os parlamentares.  Paduano disse que a Recuperação do Rio Itapecerica é uma demanda urgente do município e que no passado outros políticos enfrentaram desgaste ao discutir o abastecimento de água de Divinópolis, mas que o tempo provou que a atitude tomada na época era necessária.

 

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) informou que participou de reunião com o Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) onde foram discutidos diversos assuntos, principalmente os de interesse de moradores das comunidades rurais da cidade. Adair Otaviano anunciou por exemplo, que será dada pelo prefeito, a Ordem de Sérvio para realização de obras que possibilitarão o atendimento integral da Comunidade de Boa Vista com o abastecimento de água. Adair Otaviano disse que tratou também e recebeu sinalização positiva por parte do Executivo, para obras de recuperação da estada de acesso à Comunidade de Ribeirão Frio que receberá uma extensão da linha de transporte coletivo. Foi anunciada também na reunião, a criação de uma Patrulha Rural para reforço na segurança destas comunidades. O Vereador finalizou seu patrulhamento pedindo pavimentação asfáltica para a Rua Jésus Jota, ao contrário do calçamento poliédrico que pretende a Prefeitura, já que esta será uma via de acesso à Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída naquela região.

 

 

 

Rodyson do Zé Milton (PSDB) comemorou em plenário o sucesso das parcerias que possibilitaram a realização da Cavalgada da Comunidade Mata dos Coqueiros no último final de semana.  O evento, retornou em benefícios para a comunidade através da arrecadação de vários donativos. Rodyson do Zé Milton informou ainda que acontecerá nova Cavalgada no próximo final de semana, desta vez saindo de Carmo do Cajuru, Cidade Amiga d2011 com destino ao parque de Exposições de Divinópolis, onde os cavaleiros poderão acompanhar uma série de atrações. O Vereador disse também que está realizado com o atendimento de uma indicação de sua autoria para que sejam feitas obras de saneamento no bairro São Francisco, trabalho que segundo ele, teve início nesta semana. Ainda em seu pronunciamento, Rodyson do Zé Milton se posicionou favorável à proposta do Executivo de terceirizar o tratamento do esgoto do município afirmando que Divinópolis não conseguiria custear os investimentos necessários para que tal obra fosse feita pelo poder público municipal.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.