quinta-feira, 6 de Março de 2014 04:56h Carla Mariela

Câmara prepara audiência pública para discutir a saúde pública no município

O parlamentar da casa legislativa de Divinópolis, Edimilson Andrade (PT), enquanto presidente da comissão de saúde solicitou ao presidente da casa, Rodrigo Kaboja (PSL), a realização de uma audiência pública.

O encontro está previsto para ocorrer no dia 17 de março, às 18hs no plenário da câmara.
De acordo com Edilmilson Andrade, ele elaborou o requerimento por meio de indagações que chegaram ao seu gabinete de pessoas interessadas na situação da saúde no município. Além disso, ele também considerou alguns questionamentos que foram feitos para o vereador Dr. Delano Santiago (PRTB), que até no ano passado era o presidente da comissão de saúde por meio do Delegado Regional do CRM em Divinópolis e Região, Jorge Geraldo Tarabal Abdala.
Ainda conforme Edimilson Andrade, a intenção do encontro é discutir a saúde pública com a participação de vários representantes desta área. “Serão convocados para a audiência: o prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo (PSDB); o secretário municipal de saúde David Maia; o diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central Dr. Marco Aurélio Lobão Mendes; diretores técnico e clínico do Hospital São João de Deus (HSJD); Interventor do HSJD; Promotor de Justiça Dr. Ubiratan Domingues; o Presidente da Associação Médica de Divinópolis Dr. Eduardo Dias; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste/MG (Sintram) João Madeira; diretor do Sintram Dr. Alberto Gigante Quadros; o Conselheiro e Delegado do CRM em Divinópolis Dr. Jorge Geraldo Tarabal Abadala; o representante do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais; Representante de Gerencia Regional de Saúde /SES/MG Sra. Kênia Silveira Damásio Carvalho; Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr. Ronaldo Maurício do Carmo; diretores técnico e clínico da policlínica; diretores técnico e clínico do Sersam” ressaltou.
Questionado quais os outros trabalhos que estão sendo desenvolvidos por Edimilson Andrade a frente da comissão de saúde, ele respondeu que está fazendo várias visitas em algumas instituições. Ele explicou que já faz 20 anos que faz um trabalho voluntário visitando os hospitais, porém para o vereador, ter sido nomeado para ficar à frente da comissão de saúde o trabalho se torna mais fácil. “Com esta comissão de saúde, posso chegar mais rápido aos diretores de hospitais, aos reitores de faculdade, para fazer um trabalho tanto de promoção quanto de prevenção da saúde e principalmente conhecer também a situação de cada doente que se encontra no hospital. Não podemos deixar os pacientes de lado. Fiz uma visita ao Hospital São João de Deus (HSJD) com o superintendente Afrânio Peixoto e ele me mostrou como está sendo expandido o CTI adulto e comentou sobre o plano de passar o CTI infantil de oito para dezesseis leitos”, enfatizou.

Farmácia Niterói
Outra visita que Andrade citou foi o encontro que teve com o secretário municipal de saúde para saber sobre como está o andamento da reforma da farmácia do bairro Niterói. “As obras da farmácia do bairro Niterói já estão sendo finalizadas. Já foi feita a licitação e em breve já terão os problemas resolvidos. Ainda neste encontro com o secretário debati algumas questões do Sersam, ou seja, a necessidade da compra de alguns colchonetes, de algumas espreguiçadeiras, porque geralmente os pacientes tomam os seus medicamentos, mas não tem onde repousar. Outra ação voltada à saúde que eu posso citar é a questão das parcerias. Eu estive recentemente no Cecon com o corpo técnico e também com o diretor da Funedi/UEMG Gilson Soares, para debater sobre a questão das parcerias”, concluiu.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.