terça-feira, 27 de Março de 2012 11:25h Carla Mariela

Câmara realiza cerimônia de 100 anos dos primeiros vereadores

Na próxima sexta-feira acontecerá na Casa Legislativa um evento em comemoração aos 100 anos dos primeiros vereadores na cidade. A solenidade terá a presença de historiadores da Secretaria Municipal de Cultura

No dia 30 de março, próxima sexta-feira, a partir das 14hs, ocorrerá na Câmara Municipal de Divinópolis, a solenidade que tem como objetivo comemorar os 100 anos da escolha dos primeiros vereadores, que fizeram parte da história da cidade. O evento cívico com hasteamento da Bandeira,execução do Hino Nacional e uma palestra sobre a importância da Câmara na História de Divinópolis, contará com a presença dos historiadores da Secretaria Municipal de Cultura, Karine Mileibe de Sousa e Faber Clayton Barbosa.
Conforme o presidente da Câmara, Anderson Saleme, no dia 31 de março de 1912, os moradores da Vila de Henrique Galvão, como era chamada Divinópolis antigamente, lutavam para que a emancipação política do local, conquistada por meio da Lei Estadual n.556, de 30 de agosto de 1911, fosse colocada em prática elevando o Distrito de Henrique Galvão à categoria de Vila. “A Casa Legislativa é o primeiro poder constituído da nossa cidade. Em 1912, no dia 31 de março foi eleita a primeira Câmara Municipal que na época exercia também a função Executiva. O presidente da Câmara e o então vereador Antônio Olympio de Morais foi o primeiro chefe do Executivo, ele ocupava o cargo de presidente da Câmara e de Executivo Municipal”, ressalta.
Antes de cumprir as funções de vereadores, eles tinham que fazer o seguinte pronunciamento: “Juro trabalhar com dedicação e patriotismo pelo bem e prosperidade do Município”. Saleme, enumera os primeiros parlamentares que tomaram posse. “Os primeiros vereadores que tomaram frente da Câmara na época foram: Adolpho Machado, Antônio Olympio de Morais, José Rodrigo Viegas, José Nogueira Guimarães e Manuel Antônio de Almeida”, esclarece.
Ao ser questionado sobre qual a importância de realizar esse evento, Anderson Saleme, afirma que o Centenário é uma data muito especial e que merece ser comemorado. “A Câmara faz primeiro aniversário de 100 anos, então, nós entendemos que o dia 31 por ser sábado, não é uma boa data, então, simbolicamente vamos fazer um evento no dia 30 e durante o mês de abril vamos fazer uma recepção a todos os ex-vereadores da cidade para homenageá-los, reconhecer a importância deles para o desenvolvimento de Divinópolis. Os parlamentares foram convidados e acredito que aqueles que estiverem com a saúde boa e com condição de participar vão participar, porque temos um vereador que sofreu uma cirurgia e não sei se ele estará reabilitado, mas todos foram convidados e espero que todos participem”, relata.
Contudo, a emancipação política ocorreu somente em 1º de Junho de 1912, com a posse dos vereadores e eleição da primeira Mesa Diretora da Casa Legislativa. Neste momento todo o controle da cidade era exercido pela Câmara dos Vereadores.
Assim, na época o presidente da Câmara, acumulava a função de agente executivo, ou seja, ele corresponderia hoje às atribuições de Prefeito Municipal. Atualmente a Câmara tem 13 parlamentares, e passará à partir de 2013 a contar com 17 legisladores.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.