sexta-feira, 30 de Março de 2012 19:41h Atualizado em 1 de Abril de 2012 às 08:07h. Carla Mariela

Câmara realiza cerimônia pelos 100 anos da Casa

O encontro aconteceu ontem no Plenário Legislativo e teve a presença de Parlamentares, estudantes, Autoridades, Banda da Polícia Militar e historiadores da Secretaria Municipal de Cultura

O Plenário Legislativo, ontem 30, foi cenário de homenagens realizadas pelo presidente da Câmara, Anderson Saleme, em relação aos 100 anos do surgimento dos primeiros vereadores na cidade. O encontro ocorreu às 14hs, com a presença de vereadores, autoridades, estudantes e a banda da Polícia Militar.
Conforme, Anderson Saleme (PR), a solenidade veio para coroar o centenário do Poder Legislativo da Câmara Municipal. “Nós estamos felizes com a presença de tantas autoridades, grandes pessoas, para que nós possamos registrar essa data histórica que vai ser para todo o cidadão também um motivo de muito orgulho, pois é na Casa Legislativa que tudo acontece, a Casa, responde pelas decisões principais da cidade e não poderia ser diferente comemorarmos uma data tão significativa” declarou.
A solenidade contou com a presença dos parlamentares atuais e com alguns dos vereadores que fizeram parte da história da Câmara. Um dos homenageados também foi o vereador Antônio Paduano (DEM), que é um vereador atual, porém, com dez mandatos consecutivos. “Esse evento é de grande importância, porque hoje Divinópolis está completando 100 anos como cidade, da sua emancipação política administrativa, e quem iniciou essa administração foi a Câmara Municipal daquela época e de forma que hoje nós estamos revivendo aquele tempo em que Divinópolis comemorou a sua primeira legislativa e hoje 100 anos depois, eu me sinto muito honrado por fazer parte desse Legislativo e por ser hoje o vereador de maior tempo de Câmara Municipal com dez mandatos consecutivos,  eu entendo que hoje eu faço parte viva da história de Divinópolis, porque amanhã, ou depois a história vai contar: aqui passou um vereador de Santo Antônio dos Campos que alcançou dez mandatos consecutivos”, afirmou.
Outro vereador que se pronunciou diante de um evento tão importante foi o vereador mais novo da Casa, Rodyson do Zé Milton (PSDB), que esclareceu que o Poder Legislativo é o maior pilar da democracia. “Esse poder mostra alternância de poderes, a rotatividade de ideias alimenta e inspira a vontade de trabalhar por esse Município e hoje de uma forma especial estamos comemorando aqui 100 anos e isso envaidece e aumenta ainda mais a responsabilidade em nós vereadores atuais, como por exemplo, no discurso de hoje eu citei sobre o Antônio Paduano que é um vereador com 42 anos de vida pública, hoje ele é o vereador mais velho da casa e eu sou o vereador mais jovem, recém-chegado, com outra mentalidade e ideias, mas sempre respeitando a mudança do tempo que foi se adaptando com o crescimento da cidade, com as ideias do Paduano, isso mostra para nós como seria a cidade numa utopia melhor. Sem dúvida nenhuma é uma responsabilidade muito grande nossa e entendo que o Poder Legislativo hoje registra uma história com uma importante passagem, um momento memorial para todos nós”, relata.
Ao ser entrevistado o Diretor Executivo do Conselho Centenário, Evandro Araújo, disse que participar da solenidade é participar da história da cidade. “No início da emancipação de Divinópolis não existia a figura do prefeito, pois o presidente da Câmara fazia função de prefeito e também de chefe do Legislativo e quando se fala da história de Divinópolis, ela começa com a Câmara Municipal. A figura do prefeito só surge na década de 30, então, isso aqui é o resgate do início de Divinópolis. Às vezes nós não damos valor em alguns momentos na vida da gente, mas são momentos importantes da história, nós estamos relembrando aqui hoje que exatamente 100 anos atrás estava sendo votada a Mesa-Diretora, então daqui a 100 anos, provavelmente estarão celebrando uma tarde de sexta-feira de 2012 em se comemoravam o centenário da primeira legislatura” afirma.
Participaram da solenidade parlamentares atuais, alguns dos vereadores antigos, estudantes da Escola Estadual Padre Matias Lobato, a Banda da Polícia Militar. O encontro apresentou também o hasteamento da Bandeira, uma réplica de como era a Casa Legislativa foi emitida ao Anderson Saleme, e uma placa homenageando os 100 anos dos primeiros vereadores foi apresentada. No dia 16 de abril será realizada na Casa Legislativa, uma homenagem para todos os vereadores que passaram pela história da Câmara, já que no encontro somente alguns estavam presentes. O encontro se encerrou com a palestra feita pelos historiadores da Secretaria Municipal de Cultura, Karine Mileibe de Sousa e Faber Clayton Barbosa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.