terça-feira, 3 de Janeiro de 2012 16:17h Atualizado em 4 de Janeiro de 2012 às 08:41h. Flávia Brandão

Canal Digital do Legislativo será pauta de reunião com novo presidente

A compra dos equipamentos necessários para implantação do Canal Digital Legislativo, 24 horas no ar, será tema de reunião na próxima segunda-feira (9), com o novo presidente da Câmara Municipal, Anderson Saleme (PR). A informação foi repassada, ontem (3), à
Gazeta do Oeste pelo diretor de Comunicação, Flávio Ramos, que desde meados de 2011 está em tratativas com a Assembleia Legislativo de Minas Gerais (ALMG) para estabelecer o convênio, que já foi firmado, em dezembro, com as Câmaras Municipais de Sete Lagoas, Lavras e Pouso Alegre.
Flávio Ramos destacou a importância da aquisição dos equipamentos no primeiro trimestre do ano. “É de fundamental importância que não só a Mesa Diretora, mas que todos os vereadores estipulem como objetivo primordial esse ano, de preferência no primeiro trimestre, a compra desses equipamentos porque estamos em ano eleitoral e é o último ano dessa legislatura. O próximo semestre será todo concentrado em campanhas eleitorais”, salientou o diretor. Outro ponto importante a considerar, segundo Ramos é o fato do primeiro semestre reunir o maior aporte de recursos no Legislativo Municipal, em face do IPTU e de outros impostos que são arrecadados pela administração municipal.
Valores
O diretor afirma que ainda não há valores fechados a respeito da compra, visto que é necessária a contratação de equipe especializada para elaborar o planejamento de Digital. “A partir desse levantamento da região será determinada a capacidade dos equipamentos, sendo que essa potência varia os valores”, declarou.
Projeto
Anunciado em agosto de 2011, pelo ex-presidente, Pastor Paulo César (PRB), o Canal Legislativo 24 horas será feito em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Congresso Nacional. O convênio permite às emissoras legislativas compartilharem o mesmo canal digital, em cada região, dividindo custos e barateando a implantação. A Câmara de Deputados é a responsável pelo processo de implantação dos canais, enquanto que a compra dos equipamentos fica a cargo dos Legislativos municipais e a Assembleia Legislativa fica com a coordenação técnica do processo.
Lavras, Sete Lagoas e Pouso Alegre assinaram, em dezembro, o convênio e estão como as cidades pioneiras no estado a oferecem, em canal aberto e digital, as programações de suas TVs Legislativas associadas com o conteúdo das TVs Assembleia, Senado e Câmara dos Deputados.
Ramos garantiu que Divinópolis apesar do “pequeno atraso”, ainda está no projeto. “A chefe do setor de Brasília garantiu que nos primeiros dias 2012 nos já teremos nossos links de transmissão garantidos, então foi um pequeno atraso em face de uma burocracia interna de Brasília”, disse Ramos.
A reportagem tentou entrar em contato com o presidente da Câmara Municipal, Anderson Saleme, para verificar se os recursos serão priorizados para essa demanda levantada desde agosto, no entanto até o fechamento da edição não tivemos êxito. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.