sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013 06:21h Carla Mariela

CAPS AD será prioridade na Câmara segundo o vereador Marcos Vinícius

O objetivo é amparar e acolher pessoas dependentes de drogas e álcool. Além disso, orientar e amparar os seus familiares

Para que neste ano de 2013, não seja como foi o ano de 2012, quando Divinópolis chegou a 40 homicídios, um número que assustou tanto a população quanto as autoridades, além do projeto Olho Vivo que beneficiará a cidade para que esse número de homicídios diminua com as instalações de câmeras, há mais projetos em vista com a possibilidade de serem concretizados. Uma das propostas será apresentada pelo parlamentar Marcos Vinícius (PSC), na intenção de amparar e acolher as famílias de dependentes químicos e os próprios dependentes para que eles saiam do mundo das drogas. Foi o que ele pontuou na reunião antes dos parlamentares entrarem em recesso.
Marcos Vinícius disse que a grande bandeira do seu mandato será sem sombra de dúvidas, o amparo, o acolhimento ao dependente químico e seus familiares. Nesse sentido, ele afirmou que já está mobilizando várias ações, a princípio de conhecimento da estrutura que se tem atualmente no Município, apesar de ser precária, mas há a possibilidade do desenvolvimento de um grande trabalho que passa necessariamente pela constituição do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
O vereador ressaltou que já esteve conversando com o novo secretário Municipal de Saúde, Dárcio Abud Lemos, mas que ele ainda não se inteirou por completo dos projetos da própria Secretaria de Saúde por ter assumido há pouco tempo o cargo. Entretanto, Marcos Vinícius, já agendou um encontro com o secretário para que possam em conjunto conhecer um pouco mais sobre esse projeto da constituição do CAPS AD para Divinópolis. O parlamentar informou que o CAPS AD é uma estrutura fantástica, fundamental para o acolhimento, para a assistência ao dependente químico.
“O CAPS AD conta com uma estrutura pronta, de vários profissionais, que vão interagir com vários segmentos sociais buscando a todo instante uma oportunidade de reinserção social destas pessoas que tem trazido tanto sofrimento para as famílias, para a sociedade e para si próprio. Então, no meu mandato vai ter como bandeira principal, a luta para a assistência, o acolhimento ao dependente químico e também aos seus familiares”, declarou o vereador Marcos Vinícius.
O parlamentar destacou que já tem alguns contatos interessantes e importantes, dentro o qual já existe uma pré-agenda com o Deputado Federal, Erons Biondini, hoje secretário de Estado, que tem também conforme Marcos Vinícius, um trabalho extraordinário, e tem uma atuação muito grande nesta área de assistência aos dependentes químicos.
Segundo Marcos Vinícius, muitas vezes o dependente químico por falta de informação, por falta de orientação, acaba entrando neste mundo e não consegue pessoas de boa vontade, de pessoas com as mãos estendidas, para oferecer a possibilidade de se recuperarem e de se reinserirem no contexto social.
O vereador Adilson Quadros (PSDB), durante o seu discurso também na última reunião, relatou que foi juntamente com o vereador Marcos Vinícius, visitar os projetos do Pastor João Batista, e ficou encantado com o trabalho de recuperação de pessoas que estão nas ruas, que são usuárias de drogas e pessoas que são alcoólatras.
Para Adilson Quadros a área de segurança pública passa por essa questão, uma vez que as instituições, as casas de recuperação, devem ter apoio, e que ele pretende a partir do próximo mês, elaborar um projeto também para tornar de utilidade pública o local de trabalho do Pastor. Ele finalizou que Divinópolis tem algumas casas para a recuperação, mas que a população deveria conhecer o projeto do Pastor João Batista, que é fantástico.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.