sexta-feira, 28 de Outubro de 2011 10:26h André Bernardes

Cargos públicos extintos podem geram economia de 70% para o município

Aproveitando as festividades do dia do Servidor Público que é comemorado hoje, 28, a secretaria de administração do município divulgou uma série de ações direcionadas para o servidor em três anos de administração.


O município possui atualmente 5.200 servidores e a folha de pagamento gira em torno de R$10,5 milhões. O secretário adjunto de administração Marco Aurélio de Oliveira pontuou alguns avanços importantes para o servidor, entre eles o pagamento do salário adiantado. “Começando pelo pagamento do salário do servidor, pois a prefeitura tem até o quinto dia útil para pagar, mas estamos pagando no último dia útil do mês em vigor, isso é uma vitória muito grande, pois além de estarmos em dia, estamos adiantados. Outro ponto importante é o recebimento em dinheiro o vale refeição e vale transporte” afirmou.


Em meio aos compromissos que o município deve arcar para com seus servidores, o Sintram ainda neste mês de outubro, se posicionou contra a aprovação do projeto de lei que extingue os cargos de: limpeza, portaria e os auxiliares gerais, sob a intenção do Executivo em terceirizar estes serviços.


Sobre este contexto, Marco Aurélio explicou que nenhum servidor vai ser prejudicado e o cargo apenas entrará em extinção. “Nós estamos falando de grandes melhorias para o servidor e existe uma conversa de que o servidor será prejudicado com a extinção do cargo de auxiliar de serviços. Na verdade o cargo não é extinto, é colocado em extinção que significa que não haverá concurso para a função, mas aqueles que já estão no cargo continuarão no com o mesmo serviço e direitos até o dia em que se aposentarem. O cargo só será extinto quando o último trabalhador desse cargo se aposentar” justificou.


Segundo o secretário, esta atitude por parte do município já é tardia, tendo em vista que o poder Judiciário já o fez, assim como Governo Federal e Estadual, uma vez que esse tipo de trabalho não é o foco principal da instituição. “O nosso foco é prestar serviço a população. Esses cargos precisam ter uma facilidade de aumentar e reduzir de acordo com a demanda e por concurso não temos essa flexibilidade que é saudável para esta função” explicou.


O secretário disse que a terceirização destes serviços poderá gerar uma economia de até 70% pois o servidor tem as progressões salariais o que gera um custo maior aos cofres públicos. “Irá gerar uma economia, mas o foco dessa mudança não é econômica” frisou.

 

 

BENEFÍCIOS


Dentre as ações internas e externas foram realizadas para valorizar o servidor, recentemente a Gazeta publicou matéria sobre um projeto de lei enviado para a Câmara que visa aumentar de quatro para seis meses o período de licença maternidade para as servidoras públicas. A medida foi comemorada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Sintram, por ser um período essencial para o crescimento da criança.

 

CAPACITAÇÃO


A prefeitura está realizando também um trabalho de capacitação do servidor em seus cargos. Até a presente data 400 servidores já passaram pela capacitação e a meta são mil servidores até o final de 2012. “Nessa gestão 40% dos cargos comissionados são ocupados por servidores dos 200 cargos existentes 80 são ocupados por servidores de carreira sendo que normalmente são colocados pessoas de fora. Esse é o maior índice em 100 anos e na região” explicou.


Para dar uma melhor condição de trabalho aos servidores, já foram trocados mais de mil computadores e impressoras por máquinas mais modernas. “Já estamos informatizando todos os processos do município e a modernização da prefeitura dando condições de trabalho. Já trocamos mais de mil máquinas e pretendemos trocar mais 1.500  trazendo a prefeitura para a modernidade” disse Marco Aurélio.
As comemorações do Dia do Servidor estão sendo realizadas no Clube dos Servidores Municipais, com uma grande festa onde o prefeito Vladimir Azevedo irá homenagear os servidores que se destacaram em cada secretaria.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.