quinta-feira, 19 de Setembro de 2013 05:57h Carla Mariela

Carmo do Cajuru sediará Audiência Pública sobre segurança no município e região

O encontro será na próxima sexta-feira, e ocorrerá através de um requerimento de autoria do deputado estadual, da ALMG, Dalmo Ribeiro

O deputado estadual, Dalmo Ribeiro (PSDB), elaborou um requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para a realização de uma audiência pública em Carmo do Cajuru. O encontro servirá para debater sobre a segurança no município e região. O evento será na próxima sexta-feira, às 9h30, na câmara municipal da cidade, na avenida José Marra da Silva, 175, no Centro.
De acordo com o parlamentar Dalmo Ribeiro, essa discussão com a sociedade e as autoridades constituídas se faz necessária para a melhoria da segurança pública nas escolas, na zona rural, na zona urbana e para as famílias. É por esta razão que ele convida todos os amigos e a população de Carmo do Cajuru e região para participar deste encontro, que terá também a presença da comissão de segurança pública da ALMG.

 


Ainda conforme o deputado a violência em Carmo do Cajuru se tornou um caso sério. Para ele, por ser pequeno, este município deveria ser pacato e tranquilo, mas não é isso que tem ocorrido. “Carmo do Cajuru tem sido atingida por uma onda de furtos e roubos, e na maioria dos casos, de pessoas que residem na própria cidade”, disse.

 


A origem do requerimento, conforme Ribeiro, foi em atendimento a pedido realizado por lideranças locais, empresários e comerciantes de Carmo do Cajuru, que o procuraram para que fossem sugeridas soluções à esta situação. Portanto, partiu dos cidadãos de Carmo do Cajuru por meio de seus representantes legais a idealização desta audiência pública. “A minha participação foi, como mandatário da cidade, requerer a audiência para atender ao apelo dos cidadãos do município e suas autoridades”, destacou.

 


Para ele, a segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das três esferas federativas, União, Estado e Municípios, tem a obrigação e a competência de legislar sobre a segurança pública.

 


Por fim, o deputado disse que a violência, infelizmente, tem aumentado não só em cidades mineiras, mas em todo o país. Entretanto, onde há altos índices de criminalidade, sejam elas ligadas ao tráfico, ou não, é preciso que haja uma participação mais efetiva do governo visando melhorar a segurança pública. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vem realizando inúmeras audiências públicas em todo o Estado visando a solução de problemas deste tipo, que inclusive tem se multiplicado gradativamente.

 


Participarão da audiência, o presidente da ALMG o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG o deputado João Leite (PSDB), o prefeito e o vice-prefeito de Carmo do Cajuru, José Clarete Pimenta e Roberto de Souza Fonseca; o presidente da câmara municipal Sebastião de Faria Gomes, o juiz diretor do foro da comarca, Jacinto Copatto Costa; o promotor Alessandro Garcia Silva; o comandante do 23° Batalhão da Polícia Militar, o comandante do pelotão da Polícia Militar de Carmo do Cajuru, o delegado de Polícia Civil Domingos Sávio Calixto, dentre outros.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.