quarta-feira, 16 de Maio de 2012 15:15h Carla Mariela

Cidadãos e entidades serão homenageados pela Câmara Municipal

As medalhas Candidés e Cidadão Honorário, serão entregues na próxima semana

A Casa Legislativa de Divinópolis vai realizar no teatro Usina Gravatá às 19hs30min, dia 25, uma homenagem para os cidadãos e entidades que de alguma forma já contribuíram com o Município. A cerimônia acontece desde 1979 e é denominada como Medalha Candidés e Medalha Cidadão Honorário. Essas medalhas são entregues pelas causas sociais e dedicações comunitárias. Foi criada pelo vereador que já atuou na Câmara, Adjaime Andrade. No início, as Medalhas Candidés, eram entregues no último ano de cada legislatura, tendo ocorrido dessa forma até 1985, quando uma nova redação veio modificar a Lei Municipal 1.509/79, instituindo-a anualmente e estendendo seu alcance as entidades. Dessa forma, como o titulo de Cidadão Honorário, sua concessão também foi regulamentada por uma nova Resolução em 2011. Nesse ano, serão 16 pessoas/entidades agraciadas, sendo que todas elas foram escolhidas pelos 13 parlamentares. Em reunião ordinária, os vereadores apresentaram quem foram os escolhidos e o qual o trabalho que cada cidadão e entidade realizam em melhorias para Divinópolis.
Com a Medalha Cidadão Honorário, os agraciados são: Ílio Milani escolhido pelo vereador Adair Otaviano (PMDB), o agraciado vive em Divinópolis há mais de 30 anos e depois de 20 anos dedicado ao comércio de gêneros alimentícios, mudou para o desenvolvimento de atividades por meio de utilidades, presentes e brinquedos, buscando inovação para Divinópolis. Sua presença na cidade se destaca pelo empreendedorismo.
Já o vereador Milton Donizete (PRTB), escolheu Clésio Soares Andrade, que é economista e administrador de empresa, ele representa Minas Gerais no Senado Federal.
O vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) escolheu Valdemar Martins do Amaral, que há 57 anos mora em Divinópolis. Ele é empresário, voluntário e empreendedor. É um dos fundadores da Codil e sócio fundador do Supermercado ABC, são empresas que adquiriram o crescimento por meio do serviço prestado para a população e sua política de responsabilidade social.
Já os homenageados com a Medalha Candidés serão: a empresa Rafil Materiais de Construção localizada no bairro Santa Tereza, fundada por Rafael José dos Santos. Essa empresa prosperou pela visão empreendedora de Rafael, que já havia observado que nesse local poderia ter a possibilidade de crescimento da empresa pelo fato da empresa situar próximo ao aeroporto. No início a empresa vendia somente madeiras roliças e atualmente diversificou seus materiais desde o básico até materiais de acabamento, e a partir daí a empresa vem atendendo a demanda na construção civil.
Outro projeto que receberá a Medalha Candidés, é o “Fazendo Arte”, e quem escolheu esse projeto, foi o presidente da Câmara Municipal, Anderson Saleme (PR). De acordo com Saleme, ele escolheu o Projeto Fazendo Arte, uma vez que essa proposta visa contribuir com oficinas voltadas para as crianças em bairros carentes da cidade. Nesse ano mais de 1,5 mil estudantes participam da oficina, sendo que o projeto conta com 22 educadores e cinco multiplicadores na equipe. O projeto contém as atividades voltadas para artes plásticas, capoeira, viola caipira, violão, teatro, danças, canto, contadores de história. Essa proposta é apoiada pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. A coordenadora do projeto é Lenir de Castro.
O parlamentar Antônio Paduano (DEM), agraciará a Comunidade Servo da Cruz de São Damião, uma vez que os membros dessa comunidade são devotos de São Francisco de Assis. Eles desenvolvem em Divinópolis, um trabalho direcionado para a formação humana e relacionamento familiar.
O vereador Beto Machado (PSDB), escolheu o cidadão Divino Antônio Ferreira, ele é conhecido por realizar o trabalho no Amor Exigente, que é um movimento de ajuda mútua onde Divino atua há cinco anos. Sua vida profissional iniciou aos 14 anos na Fundição da Siderúrgica Pains, onde trabalhou por 23 anos. Inaugurou em 1991 a Cervejaria Babilônia que hoje é uma das casas de shows mais tradicionais de Divinópolis.
A vereadora Heloísa Cerri (PV), escolheu o Padre Chrystian Shankar, que desde pequeno mostrou vocação sacerdotal. Chegou a Divinópolis em Janeiro de 2008 como administrador paroquial na Igreja Santuário de Nossa Senhora Aparecida onde celebra todas as quartas-feiras a Missa da Família. Ele elabora em conjunto com empresas e escolas o projeto Luz e Vida, com palestras de motivação pessoal.
Edson Sousa (PSB) vai agraciar o Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis. Esse Sindicato iniciou suas atividades em 1972. Hoje a entidade representa mais de três mil contabilistas e com a responsabilidade dos profissionais dessa área, foi construída a sede social própria localizada na Avenida Antônio Olímpio de Morais, 1960, no bairro Santa Clara.
O líder de governo Edmar Rodrigues (PSD) homenageará Vicente de Paula Neves, que encontrou no ramo farmacêutico sua atividade profissional, a qual exerce há 38 anos. Ele adquiriu o sucesso no empreendedorismo e continua prestando serviço para a comunidade.
Já o vereador Hilton de Aguiar (PMDB), escolheu Wendel Pinto, que é empresário e atua como sócio administrativo da empresa Michelle Cosméticos. A empresa distribui com exclusividade para todo o Centro Oeste Mineiro, produtos para cabelos Extratus.
Geraldinho da Saúde (PR) agraciará Willian Tadeu Alves, que atualmente dirige a empresa Inspecionar Inspeção veicular. A empresa é conhecida pela qualidade do seu trabalho e pelo desenvolvimento de campanhas de conscientização do cidadão junto ao trânsito. 
Milton Donizete (PRTB) vai homenagear Marli Rodrigues, que é escritora, artista plástica, poetisa, fotógrafa, historiadora, dentre outras características.
O Pastor Paulo César (PRB) escolheu a Igreja Batista da Lagoinha, a igreja possui hoje cerca de 400 membros que desenvolvem projetos sociais.
Roberto Bento (PT do B) vai fazer a homenagem a Osvaldo Moreira da Silva, no qual iniciou sua carreira como motorista de caminhão, depois passou a se dedicar a uma distribuidora de gás própria; atualmente ele é compositor e cantor.
O parlamentar Rodyson do Zé Milton (PSDB) agraciará José Vitor Batista de Freitas que também é conhecido por desenvolver trabalhos em prol do desenvolvimento de Divinópolis.
Na próxima semana, os homenageados e familiares devem ficar atentos, pois a solenidade acontecerá, no dia 25, no teatro Usina Gravatá, às 19hs 30 min; com a presença de todos os parlamentares da Casa Legislativa e convidados, para as entregas das Medalhas Candidés e Cidadão Honorário.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.