quinta-feira, 2 de Abril de 2015 13:04h Atualizado em 2 de Abril de 2015 às 13:06h.

Com plano de mobilidade urbana, III EMDS deixa legado para a capital federal

Com o objetivo de transpor as discussões para o campo prático, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS)

Com o objetivo de transpor as discussões para o campo prático, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) propõe diversas ações que tornam o tema Sustentabilidade algo palpável. Entre elas está um plano de mobilidade urbana, idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizadores do III EMDS, com o respaldo técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e parceria do Governo do Distrito Federal (GDF).

Conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos no Brasil é de mais de 87 milhões, o que comprova o tema Mobilidade Urbana como um dos gargalos do municipalismo brasileiro. Por isso o assunto será desdobrado durante o III EMDS, na Sala Temática "O esgotamento do modelo de mobilidade urbana e a necessidade de pactuação federativa" e na Arena de Diálogo "Mobilidade urbana de qualidade e para todos".

Palestrante da arena, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, parabenizou a FNP pela atenção às necessidades da população, que quer transporte público eficiente, de qualidade e com o menor custo possível. "Toda colaboração e contribuição é louvável e tem de ser estimulada. Quão maior a interlocução do poder público com a sociedade civil organizada, melhor para a população", falou.

Plano de Mobilidade - Segundo o prefeito de Porto Alegre (RS) e presidente da FNP, José Fortunati, os municípios brasileiros precisam de projetos sustentáveis para a mobilidade urbana, com sistemas otimizados, que priorizem qualidade no serviço para o maior número de pessoas. "A importância de criar um plano de mobilidade vai além de oferecer possibilidade de transporte de qualidade aos participantes do evento. É um grande legado que o III EMDS pode deixar a capital federall", destacou.

À disposição dos participantes que chegarem a Brasília (DF) pelo Aeroporto Juscelino Kubitschek, o ônibus executivo, no valor de R$8, disponibilizado pelo GDF, fará o trajeto Aeroporto <-> Setores Hoteleiros Sul e Norte. Durante os três dias do evento haverá, ainda, ônibus e microônibus, fornecidos pela empresa BYD Auto, para levar os participantes ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local onde será realizado o III EMDS. Acompanhe os itinerários:

Terça (7) e quarta-feira (8):

Centro de Convenções Ulysses Guimarães <-> Setor Hoteleiro Norte (Entre o Kubitschek Plaza Hotel e o hotel Manhattan e na lateral do hotel Athos Bulcão): das 7h30 às 21h (a cada 15 minutos)
Centro de Convenções Ulysses Guimarães <-> Setor Hoteleiro Sul (Ponto de parada entre o hotel Nacional e o hotel Saint Peter): das 7h30 às 21h (a cada 20 minutos)

Quinta-feira (9):

Centro de Convenções Ulysses Guimarães <-> Setor Hoteleiro Norte (Kubitschek Plaza Hotel e hotel Athos Bulcão): das 7h30 às 19h (a cada 15 minutos)

Centro de Convenções Ulysses Guimarães <-> Setor Hoteleiro Sul (Ponto de parada entre o hotel Nacional e o hotel Saint Peter): das 7h30 às 19h (a cada 20 minutos)

Confira o trajeto dos ônibus executivos que saem do Aeroporto (linha 113):
Aeroporto / Eixo L / Esplanada dos Ministérios / Setor Hoteleiro Norte e Sul / Centro de Convenções / Eixo W / Aeroporto
Tarifa R$ 8

Horários: 06:30 - 07:00 - 07:30 - 08:00 - 08:30 - 09:00 - 09:30 - 10:00 - 10:30 - 11:00- 11:30 - 12:00 - 12:30 - 13:00 - 13:30 - 14:00 - 14:30 - 15:00 - 15:30 - 16:00 - 16:30 17:00 - 17:30 - 18:00 - 18:30 - 19:00 - 19:30-20:00 - 20:30 - 21:00 - 21:30 - 22:00 22:30 - 23:00

Para os participantes que forem ao evento com veículos particulares, o plano de mobilidade prevê vagas no bolsão de estacionamento do Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) e Ginásio Nilson Nelson. Haverá, ainda, microônibus fazendo o transporte do Estádio e Ginásio <-> Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

No estacionamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães haverá apenas vagas disponíveis para portadores de necessidades especiais e espaço para embarque e desembarque de passageiros.

O local será transformado na praça de alimentação do evento, ocupado por mais de 24 Food Trucks de várias partes do país.
III EMDS

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema "Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo". Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.

Sete eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Confira:

Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento
A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais
Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa
Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas
Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão
Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social

Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

Serviço

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.