quinta-feira, 28 de Março de 2013 09:17h Carla Mariela

Comissão de Ética é formada na Câmara Municipal de Divinópolis

Os parlamentares da Câmara Municipal de Divinópolis realizaram a eleição dos membros para formar a comissão de ética, na quinta-feira (21), durante reunião ordinária. Para trabalhar no mandato de dois anos foram eleitos os vereadores Eduardo Print Júnior (PDT) como presidente, Careca da água mineral (PP) como vice-presidente e como membro efetivo foi escolhido o vereador Edmar Rodrigues (PSD). Já como suplentes foram escolhidos os parlamentares: Marcos Vinícius (PSC), Adilson Quadros (PSDB) e Rodrigo Kaboja (PSL).


O objetivo principal desta comissão é receber representações elaboradas por meio da mesa diretora, na qual aciona a comissão de ética quando ocorrer algum acontecimento que discorda com a resolução desta comissão, de número 269/2003. Esta resolução ressalta que os vereadores integrantes da comissão devem zelar pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo do município.


Além disso, os membros da comissão devem propor projetos de lei, de resolução e outras proposições referentes à matéria de sua competência, bem como consolidações visando manter a unidade da presente Resolução. Cabe à comissão elaborar também, boletim de desempenho da atividade de cada vereador com auxílio do Departamento Legislativo e enviá-lo a mesa diretora, ao final de cada sessão legislativa, que deverá dar ampla divulgação. Deve também promover cursos preparatórios sobre ética, responder as consultas vindas da mesa diretora, promover palestras, seminários, dentre outros.


Entretanto, o papel dos parlamentares nesta comissão, é apurar os fatos e depois elaborar um relatório expondo o que foi apurado, ou seja, apresentar o parecer da comissão que depois é encaminhado para a mesa diretora novamente para que esta possa dar sequência ao processo.
O vice-presidente da comissão, Careca da Água Mineral, disse que está satisfeito de ter sido eleito para compor esta comissão, uma vez que segundo ele, esta é uma das comissões mais importantes, por ser eleita pelos vereadores entre si. “Os três parlamentares mais votados por 16 vereadores é que fazem parte desta comissão, e os três mais votados foi o Eduardo Print Júnior, eu e o Edmar Rodrigues. O Eduardo ficou com 15 votos, eu com 12 e o Edmar com 10. E a partir de agora, nós vamos fazer os levantamentos necessários sobre qualquer tipo de problema que tiver internamente, qualquer coisa que ocorrer e que estiver fora da ética, tanto na Câmara, como na Prefeitura. Nós vamos fazer o levantamento e o relatório na tentativa de encontrar soluções para os problemas”, encerrou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.