quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 04:41h Atualizado em 10 de Dezembro de 2014 às 04:48h.

Comissão Especial pede mapas ao poder executivo

Prefeitura tem o prazo de 30 dias para apresentar os mapas a comissão que apura denúncias de que Divinópolis pode estar avançando 700 metros dentro das cidades de São Sebastião do Oeste e de Santo Antônio do Monte

Os vereadores Eduardo Print Jr. (SDD), Rodyson (PSDB) e Edmar Rodrigues (PSD) que compõe a Comissão Especial nomeada pelo presidente do Poder Legislativo, Rodrigo Kaboja, se reuniram na sala de comissões na semana passada. A Comissão Especial foi solicitada após uma explanação do ex-vice-prefeito Francisco Martins para que os Vereadores analisassem os mapas do município comparando-os com os mapas do Plano Diretor aprovado este ano.
Na ocasião, os três Vereadores que compõe a Comissão Especial, juntamente com a Consultora Jurídica da Câmara, realizaram de imediato a primeira reunião que deu início aos trabalhos da Comissão Especial. Neste primeiro encontro os vereadores participantes da comissão, puderam analisar os mapas com os limites do município, além também dos perímetros da Zona Urbana e Zona Rural de Divinópolis.
Conforme informado na ata da reunião, foi possível relacionar os mapas, inclusive ao novo Plano Diretor, e além desta questão dos mapas, os levantamentos apontados por Francisco Martins, questionam a probabilidade do município de Divinópolis estar avançando 700 metros dentro das cidades de São Sebastião do Oeste e de Santo Antônio do Monte, o que também será apurado conforme a real delimitação do perímetro urbano que será apresentada pela Prefeitura.  
Durante a reunião os vereadores debateram quais as áreas são consideradas Zona Urbana do município definidos no mapeamento, e de imediato a Comissão solicitou que a Prefeitura envie os mapas da cidade. De acordo com o prazo regimental o Poder Executivo tem até 30 dias para entregar os mapas à Comissão Especial.
O relator Eduardo Print Jr. confirmou que assim que forem entregues os mapas que estão em poder Prefeitura, a Comissão Especial provavelmente irá chamar os topógrafos da cidade e também os denunciantes para uma próxima reunião. "Nós Vereadores somos leigos neste assunto de topografia, e para termos informações mais precisas e completas acredito que futuramente será necessário contratar uma empresa especializada em topografia para remapear todo o perímetro urbano", reforçou Eduardo. Ainda segundo o relator, a Comissão está empenhada em trabalhar afundo neste assunto, sendo o caso inclusive de realizar reuniões durante o período do recesso parlamentar.           
De acordo com o presidente da Comissão, Vereador Rodyson, o trabalho da comissão deverá rastrear quais são as diferenças entre os mapas do perímetro urbano utilizado no Plano Diretor e o mapa apresentado pelo município. "E para contribuir com as investigações eu solicitei o Mapa Oficial do perímetro urbano do município e os demais que se fizerem necessários. Precisamos destes mapas para fazer a apuração nas próximas reuniões, uma vez que faremos os levantamentos para verificar se há diferenças nas demarcações dos perímetros da cidade”, finalizou Rodyson.
A composição da Comissão Especial foi estruturada da seguinte forma: o Rodyson Kristinamurti (Presidente), Vereador Eduardo Print Jr (Relator), Edmar Rodrigues (membro) e a Consultora Jurídica da Câmara Municipal – Dra. Rozilene Bárbara Tavares.

 

Crédito: Liziane Ricardo / CMD

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.