quarta-feira, 6 de Junho de 2012 13:44h Gazeta do Oeste

Convênio firmado pelo IMA vai beneficiar e incentivar agroindústrias mineiras

Acontece nesta segunda-feira (11), em Simão Pereira, município localizado na região da Zona da Mata, o lançamento do Projeto de Educação Sanitária e Apoio a Agroindústria Familiar, que será executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em todo o Estado, por meio de um convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

 

A parceria tem como objetivo apoiar a inclusão dos agricultores familiares aos processos de agro-industrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade, a partir da oferta de produtos de origem animal inspecionados pelos sistemas de Inspeção Municipal e Estadual e Sistema Brasileiro de Inspeção.

 

 

Os produtos da agroindústria familiar mineira serão destinados a mercados específicos ligados ao Programa de Aquisição de Alimentos e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abrangendo os cenários municipal, estadual e nacional. A expectativa é beneficiar diretamente, pelo menos 600 agroindústrias familiares de Minas.

 

 

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, é importante dar credibilidade e legitimar a situação dos estabelecimentos rurais através da Lei Estadual 19.476/2011 – que trata da habilitação sanitária de estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte no Estado. “Regularizar a situação das agroindústrias através do exercício da defesa sanitária e da inspeção de seus produtos vai colaborar com o desenvolvimento desses estabelecimentos, proporcionando ainda, maior inclusão social do produtor rural”, comenta.

 

 

Altino Rodrigues Neto ressalta, ainda, que para cumprir a legislação, o IMA está se estruturando através de uma equipe exclusiva, que iniciará o diagnóstico e cadastro das agroindústrias, a fim de adotar no estado, uma regularização sanitária eficiente, gradual e progressiva.

 

 

Capacitações

 

 

Cerca de 30 profissionais do IMA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e órgãos de Defesa Agropecuária de outros estados serão capacitados entre os dias 12 de junho a 6 de julho, em Simão Pereira.

 

 

Serão abordados conteúdos referentes à agricultura familiar, como: inspeção, formação de serviços de inspeção municipal e consórcios de municípios. O treinamento tratará ainda, de temas como boas práticas de fabricação de produtos alimentícios, legislação de defesa sanitária (animal e vegetal), empreendedorismo, meio ambiente, agroecologia, regularização da agroindústria de produtos de origem vegetal e animal, recursos humanos e educação sanitária.

 

 

Após o treinamento, será desenvolvido um processo educativo para promover mudanças de conduta na agroindústria familiar beneficiando diretamente a saúde pública. O lançamento será no dia 11 de junho, às 15 horas, no Hotel Fazenda Santa Helena, em Simão Pereira.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.