Curso capacita assessores para início dos trabalhos legislativos

A reunião foi ministrada pelo Consultor de Informática da Casa Legislativa, Márcio Vilas Boas

Os assessores dos parlamentares da Câmara Municipal de Divinópolis participaram de um curso preparatório conduzido na última quinta-feira, pelo Consultor de Informática, Márcio Vilas Boas. O encontro aconteceu no plenarinho do Poder Legislativo com três horas de duração e teve como objetivo apresentar todos os programas de informática que são utilizados pela Câmara e que serão fundamentais no acompanhamento do cotidiano dos vereadores.
Os assessores são pessoas que o escolhidas devido a confiança e também pela relação que tem com o próprio partido político. Normalmente, para os assessores, são atribuídas as responsabilidades que contribuem com o exercício do mandato dos parlamentares, sendo que a diferença entre um gabinete do outro é a organização interna e o agrupamento dos assuntos.
De acordo com Márcio Vilas Boas, no treinamento dos novos assessores foi apresentada a estrutura de rede da Câmara Municipal, bem como o seu funcionamento. “Foram apresentadas também as normas de utilização de Internet, E-mail, Portal, Sistema de Documentos Perdidos (SISDOC), Sistema de Contatos da Câmara (SISCON), Net Câmara, Câmara ao Vivo, Mensageiro Interno e demais assuntos relacionados com a informática da Casa”, afirmou.
Durante o encontro foi esclarecido como funciona a elaboração e o envio de Proposições Eletrônicas através do SAPL, no qual significa Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, e tem como objetivo apoiar as Casas Legislativas nas suas atividades relacionadas ao processo legislativo em geral: na recepção e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, disponibilização de consultas às informações sobre a mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas, normas jurídicas, dentre outras.
Na ocasião foram distribuídos manuais e normas que dispõem sobre os serviços de informática e internet na Câmara de Divinópolis em relação a hardware, softwares e sua utilização. Segundo Márcio Vilas Boas, o treinamento contou com cerca de 30 pessoas entre assessores e demais funcionários.
O assessor do vereador Edimar Máximo (PHS), Thiago Fernandes, ressaltou que participou do curso e para ele foi um encontro interessante, porque o Consultor Márcio Vilas Boas, esclareceu como funciona o site da Câmara. Segundo Thiago Fernandes, o consultor também explicou questões relacionadas com o trabalho parlamentar. “No curso foi abordado o controle que deve se ter nas mídias sociais, saber o momento certo para usá-las para não prejudicar o assessor e nem o próprio vereador”, salientou.
Já a assessora do parlamentar Careca da Água Mineral (PP), Silvana de Nazareno Silva, destacou que gostou de ter participado do curso, porque para ela, pelo fato de haver novos e antigos assessores, estes que são antigos já tinham uma noção do trabalho que deve ser desenvolvido. “O curso foi excelente e de grande valia. O Márcio nos ensinou a trabalhar com os programas da Câmara e se não houvesse esse treinamento ficaria mais difícil, porque teríamos que parar o nosso serviço e chamar alguém para nos orientar, além de atrapalhar a pessoa, nós também ficaríamos prejudicados. Então foi muito importante, porque aprendemos sobre como funciona os programas de informática da Câmara e como devemos proceder”, afirmou.
Ao fazer uma avaliação do curso, Vilas Boas considerou que o curso foi proveitoso por tirar dúvidas, sobretudo de quem está chegando a Câmara pela primeira vez. “Este encontro complementou o conteúdo programático do curso de capacitação que deve ser oferecido para os vereadores e assessores em todo início de Legislatura”, finalizou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.