sexta-feira, 16 de Março de 2012 19:07h Atualizado em 17 de Março de 2012 às 13:12h. Carla Mariela

Defesa Civil recebe novo Coordenador

Ex-Coronel do Corpo de Bombeiros assume o cargo

A cerimônia que ocorreu ontem, dia 16, às 9hs, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a presença do prefeito Vladimir Azevedo, o vice-prefeito Francisco Martins, o ex-secretário da defesa civil Adilson de Faria Quadros, o atual secretário, Coronel Paulo Adriano Cunha, a delegada Aparecida Dutra, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Major dos Reis Morais e o Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, comandante do 23º Batalhão. O evento teve como objetivo a mudança de comando da Defesa Civil no Município de Divinópolis, sendo que Adilson Quadros passaria o cargo que ele comandava para o Coronel Adriano.
De acordo com Quadros, é fundamental repassar o cargo para o Coronel Adriano, uma vez que é preciso dar chance para outras pessoas que também entendem do assunto para a concretização de trabalhos que solucionam os problemas relacionados à Defesa Civil. “Estou saindo agora do comando e a indicação do Coronel Adriano para tomar frente da defesa civil é extremamente importante porque ele já tem quase trinta anos de bombeiro, onde isso já contribui, ele é pós-graduado nessa área de defesa civil, então ele entende profundamente”, afirma.
Ainda segundo Adilson Quadros, o cargo é um cargo a mais, e é necessário que quem assuma o cargo, tenha experiência. “O cargo de Defesa Civil é um cargo a mais que você tem, por isso, a pessoa tem que ter um ideal, deve ter o propósito de servir, tem que se colocar no lugar dos outros, precisa conhecer um pouco de prevenção e o Coronel Adriano sabe tudo de prevenção. Eu tenho consciência que está vindo uma pessoa muito mais preparada do que eu, mais capacitada para exercer essa função de coordenador. Eu estou feliz e tranquilo porque fizemos o que era possível”, relata.
Ao ser entrevistado, o Coronel Adriano, ressaltou sobre a satisfação de iniciar o seu trabalho a frente do setor. “É satisfatório porque vamos contribuir para o Município, pois Divinópolis é uma cidade com o crescimento vertiginoso, estamos também vivendo um momento de mudanças climáticas no mundo inteiro, que também não é diferente aqui na cidade. O Governo Federal prega para uma atenção extremamente responsável para as ações de prevenção no campo da defesa civil, diga-se de passagem, hoje a Secretaria Nacional da Defesa Civil, ela tem R$1 bilhão de reais para investir em todo o Brasil em ações preventivas que referem-se à retirada de pessoas de áreas de riscos, soluções para alagamentos, e nós aqui na cidade temos os nossos problemas localizados, principalmente no que tange os alagamentos”, esclarece.
Conforme o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), o objetivo da solenidade está voltado, consequentemente, para as famílias. “Nós criamos um evento norteado na proteção da família, que passa pela Defesa Civil, passa pelo desenvolvimento social e nós temos o novo coordenador da Defesa Civil em Divinópolis que é o nosso amigo coronel Adriano, que  serviu o Corpo de Bombeiros por muitos anos e que chega com sua bagagem, experiência, com sua vivência técnica nesta área mostrando o seu talento para que essa área seja cada vez mais estruturada, e também, colocando em prova o seu espírito público e o seu amor a Divinópolis que é muito importante nesse momento” declara.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, também falou sobre a importância do Coronel Adriano assumir a coordenação da defesa civil. “O Coronel Adriano tem uma longa experiência na defesa civil e as pessoas atingidas pelos problemas que tradicionalmente afetam essa área são também atendidas pela nossa secretaria. A felicidade do prefeito Vladimir de me colocar junto com o Coronel Adriano nessa solenidade, eu espero que possamos formar uma boa dupla para proteger as pessoas de Divinópolis para fazer essa cidade melhor”, declara.
Para a delegada Aparecida Dutra, o trabalho da Defesa Civil, está relacionado com a delegacia pelo fato de ajudar famílias em situação de risco. “Temos conhecimento do trabalho do Coronel e sua experiência foi citada aqui nesse evento, essa bagagem que é trazida a frente da defesa civil com certeza dará continuidade com parcerias com os demais órgãos”, disse a delegada.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.