segunda-feira, 5 de Outubro de 2015 11:41h

Delegação de Maputo vem a Minas Gerais conhecer políticas de gestão de resíduos sólidos

Evento realizado na Cidade Administrativa contou com participação de agência japonesa de cooperação; africanos vão visitar Itaúna, Esmeraldas e Betim

O Governo de Minas Gerais recebeu nesta segunda-feira (5/10) uma delegação oficial do Governo de Maputo, capital de Moçambique, que veio conhecer as iniciativas de gestão de resíduos sólidos no estado.

Organizado pela Assessoria de Relações Internacionais do governo, o encontro “Minas Gerais – JICA – Maputo: Projeto para a promoção da sustentabilidade 3R” reuniu representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e da Prefeitura de Belo Horizonte, além da delegação de Maputo.

Para o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, o evento reflete um tipo de cooperação que é a aposta da nova gestão, com uma perspectiva de multiatores. “Promovemos aqui uma reunião de vários atores, todos fundamentais para esta cooperação que está sendo proposta”, disse.

Durante o encontro, foram apresentadas as políticas públicas de gestão de resíduos sólidos em Maputo, que ainda enfrenta sérios entraves nesta área. “Hoje, temos uma carência de recursos materiais, técnicos, humanos e financeiros para gerenciar todo o lixo produzido pelos municípios, que é depositado a céu aberto”, explicou o vereador da área de salubridade e cemitérios de Maputo, Florentino Ferreira.

Na sequência, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que já desenvolve um trabalho em Maputo, apresentou os estágios do programa na capital moçambicana e quais são as próximas metas, como a introdução efetiva da política de sustentabilidade 3R: reduzir, reutilizar e reciclar.

Também estiveram presentes no encontro o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbana e Gestão Metropolitana (SEDRU), Tadeu Martins Leite, o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nalton Cruz, o Cônsul Honorário de Moçambique em Minas Gerais, Deusdete Januário, e o Cônsul Honorário do Japão em Minas Gerais, Wilson Brumer.

Troca de Experiências

Minas Gerais foi identificado como um estado onde a área de gestão de resíduos é bem desenvolvida. Portanto, a ideia é que a visita inspire novos modelos de políticas a serem desenvolvidas em Maputo.

Como parte do roteiro de compartilhamento de experiências, nesta segunda-feira (5/10), na parte da tarde, a delegação fará visita à cidade de Itaúna, na região Centro-Oeste do estado.

Na terça-feira (6/10), os representantes de Maputo visitam São Joaquim de Bicas e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, na quarta-feira (7/10), será visitado um lixão em encerramento de Esmeraldas, também na Região Metropolitana. Após a visita, o encontro se encerra com uma nova reunião com a Semad, Feam, ARMBH e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

 

Créditos: Carlos Alberto/Imprensa MG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.