segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 08:51h Atualizado em 16 de Novembro de 2015 às 08:57h.

Deputado Estadual Fabiano Tolentino requer audiência para tratar da apicultura em Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública para tratar da política estadual da apicultura e sua cadeia produtiva, que diz respeito à criação de abelhas

A audiência é um requerimento do deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, e acontece na próxima quarta (18), às 15h, no auditório da assembleia.

“A Comissão tem buscado conhecer todas as cadeias produtivas do setor do agronegócio e daí buscar meios da ajudar nessa produção. Para tanto, temos realizado reuniões sistemáticas sobre diversas áreas que envolvem o setor agropecuário e agroindustrial. Dessa vez vamos debater a apicultura no estado, suas dificuldades e necessidades”, explicou Tolentino.

Hoje, existem no Brasil mais de 300 mil apicultores e uma centena de unidades de processamento de mel, que juntos empregam, temporária ou permanentemente, quase 500 mil pessoas em 2 milhões de colmeias, segundo estimativas da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura). O Brasil é uma grande potência melífera (produção de mel) sendo, atualmente, o sexto maior produtor (ficando atrás da China, Estados Unidos, Argentina, México e Canadá).

Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rubens Soalheiro Oliveira Matos; o superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Aldimar Dimas Rodrigues; o diretor técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Thales Fernandes; o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faemg), Walllison Lara; e o assessor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaemg), Guilherme Gonçalves Teixeira.

Também foram convidados o chefe do Departamento de Pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lanza; o coordenador Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), Deny Sanábio; o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemg), Olavo Machado Júnior; o presidente da Federação Mineira de Apicultura, José de Calazans Rodrigues de Melo; e o professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de São João Del Rei, Deodoro Magno Brighenti dos Santos; o tesoureiro da Associação de Apicultores de Bocaiúva, Luciano Fernandes de Souza; a gerente de Relações com as Comunidades da Aperam Bioenergia – Itamarandiba, Fernanda Alves Correia; o presidente da Cooperativa Nacional de Apicultura, Cristiano Augusto de Carvalho e Silva; e o advogado da Cooperativa Sul Mineira de Apicultores, Juliano Miari Diniz.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.