quarta-feira, 22 de Abril de 2015 13:04h

Deputado Fábio Avelar é agraciado com Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto

As homenagens em comemoração a Inconfidência Mineira, neste ano de 2015, teve como um dos homenageados, o deputado estadual Fábio Avelar (PTdoB)

A solenidade realizada pelo Governo de Minas aconteceu no Centro Histórico da cidade de Ouro Preto, onde nesse 21 de abril, foi simbolicamente instalada a capital do Estado. O governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu o evento.  A Medalha da Inconfidência é entregue a personalidades e autoridades que tenham contribuído para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. A honraria foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, possuindo quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. O deputado Fábio Avelar foi agraciado, pelo governador de Minas, com a “Medalha de Honra”.
Fábio Avelar ficou muito emocionado pelo reconhecimento: “Como empresário calçadista, do polo de Nova Serrana, sempre atuei para levar através dos produtos fabricados em minha empresa, o nome de nosso estado. Mais recentemente como homem público, vice-prefeito de Nova Serrana e agora deputado estadual, trabalho para a promoção e o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Mas antes de tudo isso, esta medalha de honra, que recebi neste dia 21 de abril, das mãos do govenador Fernando Pimentel, é uma homenagem a todas as pessoas de Nova Serrana e região Centro-Oeste de Minas.  Recebi em nome de todos vocês, esta homenagem. Reconhecimento pelo trabalho árduo seja na indústria, comércio ou no setor de serviços, que promove o crescimento de Minas. Sintam-se todos homenageados, muito obrigado.”
O evento
Como homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier “Tiradentes”, Fernando Pimentel abriu a solenidade colocando uma coroa de flores junto ao monumento do mártir da Inconfidência, seguido por um toque de silêncio. Cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros chegaram à praça com o Fogo Simbólico para acendimento da pira da Liberdade. A Guarda de Honra da Polícia Militar realizou salva de 21 tiros.  Cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia. Orador oficial da solenidade, o governador Pimentel destacou em seu discurso o exemplo de luta de Tiradentes. “É a encarnação de valores sagrados que podem ser resumidos numa só palavra: liberdade”, disse. A liberdade e a participação popular ainda foram destacadas pelo governador, citando a importância da participação da população, no Centro Histórico de Ouro Preto, durante o evento.

Com informações da Superintendência de Imprensa do Governo de Minas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.