DEPUTADO FÁBIO AVELAR É AGRACIADO COM MEDALHA SANTOS DUMONT.

Parlamentar, mais uma vez, é homenageado pelo importante trabalho realizado no estado, principalmente em Nova Serrana e região Centro-Oeste, com uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais.

Na manhã desta quinta-feira (31), o deputado Fábio Avelar está recebendo, das mãos do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a medalha Santos Dumont, importante comenda destinadas àqueles que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do estado e nação.

Com certeza, um orgulho para Nova Serrana e região Centro-Oeste ter seu representante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Fábio Avelar, como homenageado. Trata-se do reconhecimento do importante trabalho que o parlamentar vem desempenhando em prol da população. "É uma honra ser condecorado com essa comenda. Essa medalha tem um sentido amplo que o próprio nome de Santos Dumont nos remete, que é a capacidade de criar, construir e alçar voos. Para mim, ela representa que estamos no caminho certo, ou seja, trabalhando por uma sociedade mais justa e por uma vida com mais qualidade para todos”, comemora o parlamentar.

A solenidade será realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, município que leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata de Minas Gerais. “Santos Dumont é uma referência para nós mineiros, com certeza, ao meu lado, estarão personalidades que, com seus relevantes trabalhos dedicados a Minas, são destaque em nosso estado”, afirma o deputado Fábio Avelar.

 

Medalha Santos Dumont

Criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França), a Medalha Santos Dumont é uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais. A mesma possui quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze. “A medalha é de mérito, por isso vejo como um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos para transformar a sociedade, os municípios e a vida das pessoas. Apesar das dificuldades e momentos difíceis, tenho certeza que estamos conquistando resultados positivos nas mais diversas áreas, como saúde, segurança, educação, entre outras tantas”, diz o deputado Fábio Avelar.

 

Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Em 1892, foi estudar na França. Em 1906, realizou o voo do 14-Bis, um pequeno avião de alumínio, bambu e seda japonesa.

O voo, considerado o primeiro feito com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional.  Recebeu vários prêmios, inclusive do Aeroclube da França.

Em 1932, já com a saúde debilitada, Santos Dumont foi levado pela família para uma estação de repouso no Guarujá, no litoral de São Paulo. Morreu no dia 23 de julho de 1932, três dias após completar 59 anos. “Com certeza, pelas mãos de um dos nossos filhos mais ilustres de Minas Gerais e do Brasil, Santos Dumont, o mundo ganhou asas e os homens a capacidade de ultrapassar e encurtar distâncias. Estar no berço da aviação mundial é um privilégio e, definitivamente, uma honra ser agraciado com tal medalha, que dedico ao povo de Nova Serrana e região”, finaliza o deputado Fábio Avelar.

 

           

 

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.