Deputado Federal reivindica Política Nacional do setor leiteiro

Presidente da Subcomissão do Leite, Domingos Sávio, declarou que o colegiado está preparando uma conferência com o objetivo de elaborar uma proposta de política nacional para o setor

O Deputado Federal, Domingos Sávio (PSDB), alertou todos os produtores de leite sobre a situação desse setor no país, para ele, os leites e os seus derivados vivem constantemente sendo sacrificados. Segundo Sávio, essa área dá a oportunidade de emprego para milhões de pessoas, além de trabalhar com um alimento que é essencial a qualidade de vida, mas não há no país, uma política nacional que apresente um tratamento justo para os produtores.

 


De acordo com Domingos Sávio, por se tratar de um alimento perecível, os produtores tem uma série de prejuízos com o leite. “O produto sendo perecível, não se consegue, depois de ordenhada a vaca, escolher a hora ou o dia em que se vai vender o leite. Ele tem que ser entregue imediatamente. E aí há muito abuso. Com frequência, um produtor é obrigado a entregar o produto abaixo do que está custando para ele produzir. Isso leva ao sofrimento e ao empobrecimento do próprio produtor”, explicou.

 


Sendo o Presidente da Subcomissão do Leite, Domingos Sávio, declarou que o colegiado está preparando uma conferência com o objetivo de elaborar uma proposta de política nacional para o setor. “Nós vamos criar uma política nacional para o setor, nós queremos com a conferência, mostrar que é preciso de uma política que garanta um preço justo para o produtor e o consumidor, inspeção para que haja boa qualidade no produto e o país não precise ficar importando ou, pior, não importe sem precisar, como tem acontecido”, ressaltou.

 


O seminário será elaborado com a parceria dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Desenvolvimento Agrário. O encontro vai acontecer nos dias 6 a 8 de novembro. “Vamos reunir todos os produtores rurais, os trabalhadores rurais da economia familiar, a indústria e o cooperativismo do laticínio, as estruturas públicas dos estados, as universidades, a Embrapa e o setor de comércio”, destacou.

 


Segundo informações, o leite é um dos mais importantes produtos agrícolas em todo o mundo e a conferência servirá para que todos que estiverem presentes no encontro possam tirar as suas dúvidas sobre o setor leiteiro, discutir sobre como está o consumo e produtividade do leite tanto para o produtor, quanto para o consumidor e a busca de alternativas para que esse setor não seja prejudicado.

 


As reuniões acontecem entre os dias 06 e 08 de novembro em Brasília.

 


No dia 06, a partir das 9hs na CNA com delegados dos produtores e trabalhadores rurais, na OCB onde participam delegados das cooperativas, indústria e comércio e na Embrapa com delegados do governo e entidades de pesquisa e extensão.

 


No dia 07 o debate ocorre às 9hs na Embrapa.

 


No dia 08 acontece das 9hs as 16hs no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados. No encontro estarão presentes o ministro da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no encerramento às 16hs.

 


Domingos Sávio pretende reunir todos os produtores rurais para que em conjunto eles possam debater sobre o setor leiteiro no sentido de reivindicar melhorias para essa área, para que esse setor que dá oportunidade de emprego para milhões de pessoas tenha um tratamento mais justo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.