sexta-feira, 21 de Setembro de 2012 15:47h Gazeta do Oeste

Deputado Jaime Martins propõe Projeto Bicicleta Brasil

O Deputado Federal, Jaime Martins, propôs o Programa Bicicleta Brasil, para que mais de 20 mil cidades fossem beneficiadas com a construção de ciclovias.

O Deputado Federal, Jaime Martins, propôs o Programa Bicicleta Brasil, para que mais de 20 mil cidades fossem beneficiadas com a construção de ciclovias. Em pronunciamento, o deputado disse que Divinópolis será uma das cidades beneficiadas com o projeto.

 


No município a ciclovia será na Rua Pitangui também com a construção de um calçadão entre a Avenida JK e a Ponte Fábio Notini, que dá acesso ao bairro Danilo Passos. O valor do recurso destinado por Jaime Martins para a construção da ciclovia foi de R$500 mil reais. As obras já se iniciaram.

 


Atualmente a bicicleta é fundamental na mobilidade de muitos países. Segundo os dados da Abraciclo, o Brasil é o 5º país que mais compra bicicletas com cerca de cinco milhões de unidades ao ano. No entanto em 2011 houve uma queda no consumo e a indústria nacional estava perdendo mercado. Nos últimos cinco anos as importações cresceram 50%. Na Câmara, a proposta de incentivo ao uso da bicicleta pretende mudar esse cenário.

 


De acordo com Jaime Martins, o Programa Bicicleta Brasil, deve sim beneficiar as cidades com mais de 20 mil habitantes, que incluam dentro do seu plano a obrigatoriedade de prever esse tipo de transporte alternativo e propondo condições de isenção fiscal dando redução da carga tributária sobre a produção de bicicletas, tornando-as mais baratas para o consumidor.

 


Martins destacou que além dessa proposta ser uma alternativa para melhorar o trânsito, as bicicletas também contribuem com a saúde da população “A bicicleta está associada à saúde das pessoas e está associada também ao menor consumo de combustíveis fósseis” destacou.

 


Para ele, as ruas são sim para os ciclistas e que deveriam haver mais bicicletas do que carros, para isso, ele apresentou esse projeto ao Congresso Nacional. Além de adaptar as vias, o objetivo também é mostrar o quanto esse projeto é importante para o meio ambiente. “Com o projeto Bicicleta Brasil, nós estamos tentando institucionalizar a bicicleta como meio de transporte para o trabalhador, para o estudante, um meio de transporte saudável e amigável em relação ao meio ambiente. Não produz gases que provocam o efeito estufa, então ajuda a reduzir os engarrafamentos, os congestionamentos”, ressaltou.

 


Ainda conforme, Jaime Martins, o projeto prevê também a integração com os demais meios de transportes, com ônibus, metrô, trens, enfim para que os cidadãos possam ir da sua casa até a estação do metrô, por exemplo, com a bicicleta, lá deixar a bicicleta e pegar o metrô.

 


Os deputados e as autoridades irão debater a integração da bicicleta aos demais meios de transporte e o incentivo à adoção de políticas públicas para garantir a infraestrutura do sistema cicloviário do país.

 


Jaime Martins finalizou dizendo que é preciso viabilizar propostas e alternativas para aumentar a quantidade de ciclovias em todo o país “Foi nessa linha de pensamento, que apresentei o projeto Bicicleta Brasil, projeto de lei de número 6474/09, que está tramitando na Câmara e espero que seja aplicado”. Segundo ele, toda medida que venha a melhorar e potencializar as condições de mobilidade urbana tem o seu apoio.

 


Por fim, a proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa. Entre os objetivos do programa estão: apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias e ciclofaixas. Promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo. Promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.