sexta-feira, 31 de Julho de 2015 10:00h Atualizado em 31 de Julho de 2015 às 10:15h. Jotha Lee

Deputados federais divinopolitanos estão entre os mais assíduos nas sessões da Câmara

Apenas 8% dos 513 deputados federais compareceram a todas as sessões reservadas às votações na Câmara no primeiro semestre deste ano

Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. Ainda assim, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal. Os dados estão disponíveis no endereço eletrônico da Câmara dos Deputados.
Entre os campeões da assiduidade no primeiro semestre da atual legislatura, com 100% de presença, estão apenas seis parlamentares da bancada mineira: Delegado Edson (PTN), Dimas Fabiano (PP), Lincoln Portela (PR), Odelmo Leão (PP), Weliton Prado (PT) e Tenente Lúcio (PSB).
A lista dos 100% presentes no primeiro semestre inclui representantes de 16 partidos, 15 estados e do Distrito Federal. PMDB, PT e PP têm cinco nomes cada.  PSB, PR e PSDB, quatro. Também têm representantes na relação dos mais assíduos o PCdoB e o Pros (com três deputados), o PTN, o PTB, o PSD e o PRB, com dois, e o PPS, o Psol, o PSC e o SD, com um cada.
Já entre as bancadas estaduais, o maior número de representantes sem faltas vem da representação mais numerosa, a paulista. Dos 70 deputados por São Paulo, sete estiveram em todas as sessões deliberativas. Minas Gerais, com seis, e Rio de Janeiro, com cinco, aparecem em seguida. A lista é completada por representantes do Amazonas e do Rio Grande do Sul, com quatro cada; Pará e Ceará (três); Distrito Federal, Paraná e Tocantins (dois), e Bahia, Paraíba, Acre, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso (um).

 

DIVINÓPOLIS
Os dois deputados federais representantes de Divinópolis, embora não estejam entre os parlamentares que compareceram a todas as sessões, fazem parte do grupo de parlamentares com frequência destacada. Domingos Sávio (PSDB), participou de 66 das 67 sessões no primeiro semestre, com 98,5% de assiduidade.
A única ausência do deputado tucano ocorreu no dia 9 de fevereiro, sob a justificativa de “atendimento a obrigação político-partidária”. Foi exatamente nesse dia que Domingos Sávio concedeu entrevista a uma Rádio da cidade com severas críticas ao filho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Fábio Luis Lula da Silva. A entrevista gerou uma interpelação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) e, agora, poderá se transformar em ação penal. No início desse mês, Fábio Luis ingressou no STF com uma queixa-crime contra o deputado, com o pedido de instauração de uma ação penal. A relatora da queixa é a ministra Rosa Weber, que ainda não tomou a decisão.
Já o deputado Jaime Martins (PSD) participou de 62 das 67 sessões deliberativas da Câmara no primeiro semestre, 92,5% de presença. Três ausências – uma em fevereiro e duas em março – foram justificadas para tratamento de saúde. Outra teve como justificativa “atendimento a obrigação político-partidária” e uma sessão ausente não foi justificada pelo deputado.

 

Crédito: Jotha Lee
Crédito: Ascom/Câmara dos Deputados

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.