Desembargador do TRE/MG realiza lançamento do ônibus itinerante para o recadastramento biométrico

O veículo atenderá localidades próximas a Divinópolis

O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Antônio Carlos Cruvinel, o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), vereadores da Câmara e demais autoridades, participaram ontem do lançamento do projeto do TRE destinado ao atendimento itinerante do eleitor que tem dificuldade no acesso ao cartório eleitoral em Divinópolis. O lançamento ocorreu pela manhã, na rua Bernardo Bessa Barreto, 200, em Santo Antônio dos Campos (Ermida).
O veículo foi feito por meio de encomenda ao Tribunal Regional Eleitoral e conta com equipamentos preparados para a coleta das impressões digitais e das fotos dos eleitores que forem fazer o recadastramento biométrico. Equipado com nove guichês, seis na parte interna e três na parte externa, o veículo possui também gerador próprio de eletricidade para contingência, cabeamento para comunicação de dados e ar condicionado.
De acordo com Antônio Carlos Cruvinel, a criação deste ônibus destinado para o recadastramento biométrico, era uma preocupação recorrente para que houvesse com eficácia o atendimento de regiões distantes da sede eleitoral.
Para Cruvinel o recadastramento ultrapassou a meta esperada. Segundo ele, o deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), em um primeiro momento demonstrou muita preocupação pelo recadastramento, com a possível perda de eleitores. Porém, ele explicou que está com a previsão que se houver abstenção no recadastramento não vai atingir 11%.
Ainda conforme Cruvinel, tudo que o eleitor necessitar, ele vai encontrar dentro deste ônibus. Esta ação para ele significa avanço. “Eu vou deixar para as futuras administrações, um plano estratégico de cinco ou mais anos para frente. Estará inserido neste plano estratégico outros cinco ônibus deste, porque Minas Gerais é muito grande”, afirmou.
Ao ser entrevistado, o prefeito Vladimir Azevedo, destacou que a Justiça Eleitoral é um patrimônio do povo brasileiro com resultados transparentes, com eleições seguras, garantindo que a vontade popular se exerça cada vez mais se modernizando com eleições seguras. “Com a biometria no sistema eleitoral, Divinópolis sendo a cidade pioneira em Minas Gerais, mais uma vez estará à frente com o TRE/MG. Exemplo disso é esta confiança do Tribunal com o ônibus itinerante, o primeiro do Brasil, saindo aqui da nossa querida Ermida para buscar o eleitor nas suas casas”, ressaltou.
Entretanto, de terça a sexta-feira (8 a 11 de outubro), o ônibus estará no local, das 9 às 17 horas, para atender aos eleitores de Divinópolis que votam no distrito de Ermida  e seus arredores. A previsão é que sejam atendidos cerca de 300 eleitores por dia. O recadastramento biométrico em Divinópolis começou no dia 15 de maio deste ano, com prazo final em 29 de novembro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.