segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015 11:29h Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

DF e prefeitos do Entorno discutem combate à dengue

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, se reuniu hoje (23) com prefeitos de municípios goianos do Entorno para discutir ações de combate à dengue na região

Durante o encontro, Rollemberg pediu uma ampla mobilização por meio de medidas como o acionamento de rádio comunitárias e de pastores evangélicos e líderes católicos por parte dos prefeitos. “Cada prefeito deve usar a sua criatividade e os meios que tem”, disse, ao destacar que o Distrito Federal registrou queda de 79% nos casos de dengue registrados em janeiro deste ano quando comparados ao mesmo período de 2014. Segundo ele, na capital federal, equipes do Corpo de Bombeiros têm efetuado cerca de mil visitas diárias a domicílios na tentativa de conter criadouros do mosquito.

O subsecretário de Saúde de Goiás, Halim Girardi, garantiu que nenhum dos municípios que compõem o Entorno apresenta alto risco de surto de dengue. Ele destacou também que, até o momento, nenhum óbito suspeito da doença foi identificado na região, contra cinco registrados no ano passado.

Girardi destacou, entretanto, a dificuldade encontrada por agentes de endemia em fazer as visitas domiciliares durante a semana, uma vez que grande parte dos moradores se desloca para a capital federal para trabalhar. A saída, segundo ele, seria que as visitas passassem a ser feitas também nos fins de semana. O governador de Goiás, Marconi Perillo, deve se reunir na próxima sexta-feira (27) com os prefeitos do Entorno para discutir o controle da dengue no estado.

Durante o encontro com Rollemberg, os prefeitos cobraram uma nova rodada de discussões para que se possa abordar temas como o transporte público e a saúde pública. O GDF, por sua vez, apresentou uma proposta de consórcio público da gestão de resíduos sólidos na tentativa de universalizar a coleta de lixo e o descarte de rejeitos, entre outras ações.

“Nossa união traz benefícios para todos e torna mais fácil buscar recursos federais que amenizem os esforços que cada município tem que fazer”, concluiu Rollemberg.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.