segunda-feira, 21 de Maio de 2012 13:02h Atualizado em 21 de Maio de 2012 às 13:18h. Carla Mariela

Dia da Luta Antimanicomial foi pautado na Câmara

Na quinta feira, dia 18, às 14hs, foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Na Casa Legislativa de Divinópolis, membros desse movimento participaram da Reunião Ordinária. O dia 18 de maio foi instituído para chamar a atenção da sociedade e dos órgãos públicos para a importância de uma sociedade sem preconceito com as pessoas que possuem transtornos mentais.
Em Divinópolis, o Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), é uma Instituição Pública, que foi fundada no dia 1º de junho de 1997, com um trabalho voltado para os princípios de atenção integral extra-hospitalar da rede pública e conta com uma equipe profissional constituída por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, entre outros. Oferece atendimento de urgência, consultas ambulatoriais e também possui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Entre suas prioridades assistenciais, estão: os transtornos psicóticos, os transtornos neuróticos acentuados e graves.

O Sersam, desde o dia 10 de abril de 2012, inseriu o acadêmico do 9º período de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei, Samuel Barroso Rodrigues, para que ele pudesse proporcionar durante seu estágio em conjunto com a equipe denominada multidisciplinar do serviço do SERSAM: oficinas de teatro, dança, pintura, culinária e outras atividades. Essas atividades são realizadas com o objetivo de fazer com que os pacientes possam adquirir laços sociais.

Para o vereador e presidente da Comissão da Saúde, Geraldinho da Saúde (PR), essa data é importante, para o combate aos manicômios e durante o seu pronunciamento ele agradeceu a participação de membros da luta antimanicomial na Câmara. “Defendemos uma sociedade que tenha como valor a liberdade, a igualdade e a justiça social e promova o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico para conviverem no seu território, na sua comunidade”, afirmou.

A Associação SER-SÃ é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, que visa à organização social dos usuários e familiares dos portadores de sofrimento mental. As reuniões acontecem toda primeira segunda-feira de cada mês, de 07hs30min às 09hs, na Câmara Municipal de Divinópolis.

A luta antimanicomial propõe a implantação de serviço público que contenha as principais estratégias de tratamento e reforma psiquiátrica, com o objetivo de acolher os pacientes com transtornos mentais, apoiá-los na busca de autonomia e promover a reinserção completa do cidadão em seu ambiente social e cultural, fazendo com que este possa se apropriar do território em que vive, conviver com a sua família e sociedade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.