sexta-feira, 13 de Junho de 2014 08:22h

Dilma diz que qualidade da obra pública é fundamental ao fazer inauguração no DF

A presidenta Dilma Rousseff fez hoje (13) viagem inaugural da primeira etapa do BRT Expresso DF – Eixo Sul.

Ao discursar, ela destacou que o povo brasileiro merece as melhores obras. Dilma fez o trajeto de 10 quilômetros entre a Estação Granja do Ipê e o terminal de Santa Maria acompanhada do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e dos ministros das Cidades, Gilberto Occhi, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

“Nada daquele tempo em que se aceitava qualquer coisa para o povo brasileiro e poucos ficavam com o de melhor”, ressaltou. Ao citar a parceria entre o governo federal e o governo do Distrito Federal na obra, ela fez uma comparação com o futebol. “Na vida ninguém ganha sozinho, como um time, todo mundo ganha. Aqui houve um time para ganhar esse jogo do BRT. Agradeço aos trabalhadores que são o ataque do time, cumprimento todo o meio-campo, que somos nós, e a defesa que vai ser a sociedade civil beneficiada.”

No total, o Eixo Sul irá somar 43,8 quilômetros ligando os terminais de Santa Maria e Gama (cidades ao sul do Distrito Federal) à Rodoviária do Plano Piloto, na área central de Brasília. O investimento total do Expresso DF Eixo Sul chega a R$ 761,4 milhões. Os ônibus articulados têm capacidade para transportar 130 pessoas e vão reduzir o tempo de viagem ao Plano Piloto.

A etapa inaugurada hoje tem 36,2 quilômetros, sendo 27,4 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, oito estações climatizadas, dois terminais – um no Gama e outro em Santa Maria –, uma adaptação de plataforma na Rodoviária do Plano Piloto e 22 viadutos. Inicialmente, o BRT irá funcionar em fase de teste. A segunda etapa contará com 7,6 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus e a previsão é que seja concluída até dezembro deste ano.

Na cerimônia, foi assinado um termo de compromisso entre o Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal para a expansão e modernização do Metrô e do Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste. O investimento do Orçamento Geral da União nos dois empreendimentos alcança R$ 778,5 milhões, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. O projeto prevê a implantação de 30,8 quilômetros de corredores exclusivos, 12 viadutos e um túnel na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.