segunda-feira, 22 de Setembro de 2014 07:31h

Dilma promete dar continuidade ao Programa Viver sem Limites

Aproveitando o dia que marca a luta nacional das pessoas com deficiência, a candidata Dilma Rousseff, que disputa a reeleição à Presidência da República pelo PT

Aproveitando o dia que marca a luta nacional das pessoas com deficiência, a candidata Dilma Rousseff, que disputa a reeleição à Presidência da República pelo PT, concedeu entrevista coletiva no Palácio da Alvorada para falar sobre o Programa Viver sem Limites, ao qual promete dar continuidade se vencer as eleições de outubro.

Segundo a candidata, o programa atua em diversas frentes, como o estímulo à educação, por meio das associações de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apaes) e iniciativas nas áreas de saúde, com a construção de centros de reabilitação e a implementação dos testes do pezinho e da orelhinha em quase todo o país; assistência social, com a garantia de retomada do Benefício de Prestação Continuada, caso o deficiente perca o emprego; e habitação, com preferência para essas pessoas no Minha Casa Minha Vida e a entrega de residências adaptadas para elas.

Dilma ressaltou também que o Brasil teve seu primeiro centro de treinamento de cães-guia, em Camboriú, Santa Catarina, e disse que pretende fazer mais cinco no próximo mandato. “É um recurso fundamental para os cegos, porque, além de terem guia, têm um amigo."

A candidata destacou ainda a concessão de microcrédito para pessoas com deficiências, de forma a garantir independência financeira para elas e o empreendedorismo. Dilma informou que foi criada uma linha de empréstimo para essas pessoas com juros subsidiados. “É uma linha especial de microcrédito para pessoas com deficiências com juros subsidiadíssimos. Quem não gosta de juros subsidiados não gostaria de jeito nenhum dessa linha”, afirmou.

Na área de educação, ela disse que já providenciou e pretende continuar propiciando a adaptação de escolas e de transportes para os alunos, além de cursos bilíngues de letras. “Ampliamos a educação bilíngue, de letras e libras [língua brasileira de sinais]. Já criamos 13 cursos bilíngues, tem mais nove previstos até o fim do ano e, se não me engano, mais cinco até 2015."  Segundo Dilma, até hoje, 1.100 municípios aderiram ao Programa Viver sem Limites.

No começo desta semana a candidata petista fará campanha em Minas Gerais e depois viajará, como presidenta da República, para Nova York, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.