terça-feira, 18 de Junho de 2013 07:38h Carla Mariela

Diretor Geral do TRE/MG visita cartório eleitoral para avaliar estrutura para o atendimento do sistema digital

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Adriano Denardi Júnior, compareceu ontem, em Divinópolis para visitar o cartório, situado na avenida Sete de Setembro, 818, centro. O objetivo da sua inspeção foi verificar a estrutu

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Adriano Denardi Júnior, compareceu ontem, em Divinópolis para visitar o cartório, situado na avenida Sete de Setembro, 818, centro. O objetivo da sua inspeção foi verificar a estrutura que foi montada para atender ao todo os 158 mil eleitores para o recadastramento biométrico.

De acordo com Denardi, a estrutura para o atendimento está bem montada, uma vez que está sendo capaz de atender a demanda, mas que embora esteja atingindo o ideal é necessário que sejam feitas algumas mudanças. Ele explicou que ao longo deste primeiro mês de recadastramento, lembrando que o cadastro iniciou no dia 15 de maio, já houve um alcance de quase 10% do eleitorado. Segundo ele, há uma perspectiva de melhora do atendimento com o incremento de divulgação para que o público compareça em maior número.

A partir de agosto estão previstos novos esforços para o aumento da capacidade de atendimento. Nesse sentido, vai haver uma ampla divulgação, novas ações de atendimento, uma delas será um ônibus itinerante para contribuir com os trabalhos. “Espero que no próximo mês, este ônibus já esteja pronto e aparelhado. A empresa contratada e licitada deve entregar o ônibus em junho para ele ser aparelhado durante o mês de julho e assim ser utilizado prioritariamente aqui em Divinópolis para atender a população rural. A vinda aqui serviu para visualizar e planejar novas ações”, afirmou.

O diretor alertou que após o prazo final do cadastro que é no dia 29 de novembro, o eleitor que não comparecer perderá o título e ainda ressaltou que a política nacional de biometria está alcançando diversos municípios por todo o país, alguns de Minas Gerais, já passaram ou estão passando pelo processo. Ao todo são 23 cidades, dentre elas: Ponte Nova, Tapira, Senador Firmino, Dores do Turvo e Brás Pires. Conforme Denardi, no momento Divinópolis é a maior cidade do estado, talvez uma das maiores do país a passar por este processo que para ele é essencial, principalmente, para a melhoria da segurança do voto para as eleições a partir de 2014. O município é o 11º colégio eleitoral de Minas Gerais.

A intenção é caminhar e intensificar este programa ao longo dos próximos anos para que haja resposta e adequação de todo o eleitorado do estado o quanto antes. A meta é alcançar todo o eleitorado do Brasil em um esforço de longo prazo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.