terça-feira, 6 de Maio de 2014 06:45h Carla Mariela

Divinópolis está entre as dez melhores cidades em desenvolvimento social

O município ficou na quarta posição conforme revista Exame.

A revista Exame recentemente publicou que o município de Divinópolis está em destaque entre as dez melhores cidades em desenvolvimento social. O município ficou atrás apenas das cidades de Ibirité (MG) que ficou em terceiro lugar, Conselheiro Lafaiete (MG), em segundo, e Rio das Ostras (RJ), em primeiro lugar.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social de Divinópolis, Paulo dos Prazeres, o fato da cidade ter ficado em quarto lugar é fundamental, até mesmo por ter sido uma pesquisa de forma independente realizada por uma revista de repercussão nacional. Para ele, esta colocação vai fazer com que a população divinopolitana e da região possam olhar para a cidade como acolhedora com as possibilidades de instrumentos sociais capazes de responder às suas demandas.

Ainda conforme Paulo dos Prazeres, Divinópolis ainda não é perfeita como outras cidades, porém o fato dela ter sido a quarta colocada mostra que o município é fruto de vários governos que passaram pela administração municipal. Especialmente, segundo ele, um pouco da resposta dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo governo atual, do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB).
Sobre o índice usado na pesquisa, Paulo dos Prazeres destacou que, pelo que ele entendeu, foi calculado considerando o número de escolas públicas, assistência da saúde, organização da assistência social na cidade. Paulo afirma que estes são indicadores que apontaram Divinópolis passando de bom para ótimo no ponto de vista do desenvolvimento social.
“Nós temos esgoto em quase 100% da cidade, temos também água tratada, temos um projeto de despoluição do Rio Itapecerica colocado em execução. Temos uma política social desenhada e em construção, a nossa educação básica é uma tradição. Todos estes indicadores se unem para dar um suporte e permitir que as pessoas possam de fato se desenvolver bem e socialmente aqui na nossa cidade”, encerrou o secretário.
Segundo as notas estabelecidas na pesquisa, Rio das Ostras teve 3,64 pontos e Conselheiro Lafaiete 3,44. Ibirité ficou com 3,38 e Divinópolis com 3,38. Ainda em relação aos dados divulgados, a quinta cidade foi Maracanaú (CE), a sexta foi Santa Luzia (MG), a sétima Pouso Alegre (MG), a oitava Piraquara (PR), a nona Trindade (GO) e a décima Araguari (MG).

 

 

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.