quarta-feira, 4 de Setembro de 2013 06:05h Atualizado em 4 de Setembro de 2013 às 09:54h.

Divinópolis prepara pontos de acesso gratuito a internet

Conforme o prefeito, Vladimir Azevedo, este novo portal significa uma maneira direta entre a prefeitura com a sociedade divinopolitana. Neste portal contém o controle dos gastos, o acompanhamento de transparência das informações, um aperfeiçoamento do por

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), inaugurou na manhã de ontem o novo portal da administração municipal. Conforme o gestor, este novo portal significa acesso direto entre a prefeitura e a sociedade divinopolitana.
Neste portal contém o controle dos gastos, o acompanhamento de transparência das informações. O site: www.divinopolis.mg.gov.br passou por aperfeiçoamento, apresentando um layout mais claro, simples e objetivo.

 


Durante a apresentação do novo portal, Vladimir Azevedo explicou que existem oito telecentros no município para facilitar o acesso da população a internet. Além disso, o prefeito revelou que está preparando pontos para colocar a internet gratuita em vários pontos da cidade, como a Praça do Santuário, Praça da Catedral, quarteirão fechado da rua São Paulo e no entorno da Rodoviária, para que as pessoas com celulares, tablet, etc., possam acessar as informações. O edital para que isso ocorra está sendo preparado e provavelmente será finalizado ainda neste mês.

 


O Portal conta, entre outros, com o boletim escolar eletrônico. Ferramenta em que os pais poderão acompanhar a vida escolar dos seus filhos, ao todo são 16 mil alunos. “Esta é uma ferramenta de pesquisa. Temos neste portal dados históricos, fotos, o plano 100+20, questões de interatividade para investidores, para empresários, para turistas. Este portal acaba com os contra cheques dos servidores em papel, fazendo com que o servidor possa controlar toda a sua vida funcional com um login dentro do site que também significa economia de gastos públicos. Entretanto, o portal é um novo sistema, na qual queremos cada vez mais avançar”, informou Vladimir.

 


O diretor de tecnologia e informação, Rodrigo Comitante, ressaltou que o portal terá todos os serviços que tenha o acesso direto do cidadão, do próprio servidor. Segundo ele, hoje o contra cheque, o pedido de férias, o afastamento, o sistema de ouvidoria, são todos de forma online. Ele explicou ainda que o portal está passando pelo trabalho de implementação, mas que novas ferramentas já serão oferecidas.

 

Portal Transparência


Quanto o diálogo com o Ministério Público sobre adequações no Portal Transparência, o prefeito relembrou que quando teve o lançamento da Lei da Transparência, o município foi um dos primeiros do Brasil que colocou o Portal da Transparência no ar. “É óbvio que sempre há a necessidade do aperfeiçoamento em vários mecanismos na gestão de contrato, de licitações, dentre outras informações. O Poder Judiciário tem uma forma, o governo de Estado tem outra maneira. Nós estamos definindo qual metodologia vamos seguir e ainda neste ano vamos colocar no ar e possivelmente iremos adotar o mesmo modelo do próprio Ministério Público”, afirmou Azevedo.

 


Sobre o pedido do Ministério Público, Rodrigo Comitante, esclareceu que a prefeitura está trabalhando para fechar os itens que o Ministério Público solicitou, são eles: convênios, a transparência do salário e a diária. “O Ministério nos deu 90 dias para atender os três itens. É importante relatar que sempre vamos melhorar e facilitar o acesso do cidadão que queira saber sobre despesa e receita. O layout hoje é mais simples, mais transparente e em poucos cliques a pessoa conseguirá chegar a uma ação. Além disso, nos preocupamos também com o servidor que não consegue acessar a internet, para estes tem a sala do servidor no 7º andar para o atendimento pessoal”, concluiu.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.