sexta-feira, 10 de Junho de 2011 16:23h Atualizado em 11 de Junho de 2011 às 13:17h. Flávia Brandão

Divinópolis receberá Regional de Trabalho e Emprego

Secretário de Estado, Carlos Pimenta, visitou a sede da Sedese para verificar local de instalação

Divinópolis será a sede da Regional de Trabalho e Emprego da Região Centro-Oeste, que irá coordenar 11 unidades do SINE identificando demandas, padronizando ações e sendo também um ambiente destinado à orientação e qualificação dos trabalhadores. A informação foi anunciada, na manhã de ontem (10), pelo secretário de Estado de Trabalho e Emprego, deputado Carlos Pimenta, durante o I Encontro dos Gestores da Política Pública do Trabalho, Emprego e Renda da Região Centro Oeste, realizado em Divinópolis. A abertura do encontro foi prestigiada pelo prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), que confirmou todo o apoio para instalação da regional, que provavelmente será na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Sedese.


Além de anunciar a sede da regional em Divinópolis, o Secretário Carlos Pimenta afirmou que a promoção do “I Encontro dos Gestores da Política Pública do Trabalho Emprego da Região Centro Oeste” teve como objetivo apresentar a estrutura da nova secretaria, suas competências, os trabalhos desenvolvidos e promover a integração das equipes participantes. “Estamos promovendo esses encontros regionais em todo o estado para padronizar as ações da nossa rede do trabalho de Minas Gerais. Nesse contexto, iremos identificar o que está acontecendo em unidades do SINE, mostraremos os novos programas, que estão surgindo tanto da Secretaria Estadual como do Ministério do Trabalho, a necessidade do SINE ter o controle dos trabalhadores, que são cadastrados pelas empresas e a importância de terem a carteira profissional. Iremos melhorar a emissão das carteiras e o seguro desemprego, dando oportunidade aos trabalhadores, que fazem uso do seguro se qualificar ou requalificar”, destacou.


Regionais


A respeito do panorama da situação do emprego em Minas Gerais, Carlos Pimenta afirma que Estado só perde para São Paulo no número de vagas disponíveis, mas é possível constatar que falta qualificação profissional e devido a isso muitas vagas não são preenchidas. Nesse contexto, a Secretaria irá desenvolver nas regionais programas de qualificação profissional para que até o final do ano sejam ocupadas pelo menos 80% das vagas ofertadas.  Ao todo serão criadas 10 regionais e 30 novos SINES em Minas Gerais. Segundo o secretário Divinópolis foi escolhida para sediar a regional Centro–Oeste devido ao fato estar em um posição centralizada, ter uma participação muito boa da Prefeitura através da parceria do Prefeito Vladimir, ser um polo econômico importante para Minas Gerais, que atrai investimentos de todas as ordens e pelo fato de exercer uma  função de liderança em relação ao outros municípios da região.


Estrutura


Após a abertura do encontro, o secretário Carlos Pimenta foi verificar um possível espaço na Sedese para sediar a regional. “Não será um estrutura grande, o mais importante é que seja o espaço, onde o trabalhador possa ter o primeiro contato com o emprego, possa ser orientado, por exemplo, de como se comportar em uma entrevista, como se vestir para que tenha chance de ter seu emprego. Ou seja, são as competências básicas e criar também um ambiente para qualificação profissional, para que possam ter aulas, cursos, aula a distancia, etc.”, ressaltou.


Parceria


O prefeito Vladimir Azevedo afirma que o convênio da Secretaria do Estado vem de encontro com várias políticas que já desenvolvidas pela prefeitura na área de qualificação profissional e destacou que é importante não apenas criar empregos, mas sim empregos de qualidade. “Vem em boa hora essa regional. Nós temos vários programas na área de trabalho e emprego, de cursos de qualificação como Programa de Primeiro Emprego, o “Pró Adolescente’, que atende cerca de 100 adolescentes. Temos também o programa de estágios da Prefeitura que tem cerca de 300 estagiários, ou seja, colaborando também nesse sistema de qualificação de mão de obra” destacou.


Hotel Escola


Durante o encontro, o prefeito Vladimir afirmou que provavelmente na próxima semana, dirigentes do SENAC irão visitar Divinópolis para firmar possível parceria para criação de um Hotel Escola na cidade. O prefeito adiantou que a prefeitura já foi disponibilizou na região sudoeste da cidade terreno para a obra. “Já temos reservado um terreno para quem sabe fazer um hotel escola preparando copeiros, garçons, cozinheiras, ou seja, todo serviço de hotelaria para qualificar a rede de restaurantes, hotéis, padarias, melhorando a área de serviços da cidade e possibilitando a geração de emprego de qualidade para tanta gente”, afirmou o prefeito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.