sábado, 25 de Agosto de 2012 09:34h Gazeta do Oeste

Divinópolis sedia reunião do Governança em Rede no Centro-Oeste

Divinópolis vai sediar na próxima terça-feira (28) na 7ª Região a Polícia Militar no bairro Bom Pastor, a primeira reunião do Comitê Regional do Centro-Oeste. Este comitê integra o Projeto Governança em Rede, criado pelo Governo de Minas para mapear e aproximar as demandas prioritárias das diversas regiões de Minas, das estratégias centrais de desenvolvimento do Estado, previstas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O Projeto Governança em Rede já possui oito comitês regionais em funcionamento, de um total de 10 abrangendo todo o Estado.



Participam da reunião em Divinópolis representantes do Governo de Minas que atuam na região em diferentes setores como as polícias militar e civil, bombeiros, saúde, educação, agricultura, infraestrutura, cultura e desenvolvimento social, entre outros. Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentarão diversos indicadores socioeconômicos da região. Na sequência, os representantes locais irão debater sobre esses indicadores e apresentar sua percepção sobre a realidade local, abordando as demandas prioritárias do Centro-Oeste e como poderão implementar  soluções conjuntas, atuando de forma intersetorial. O Governança em Rede tem o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, a partir do conhecimento das peculiaridades e necessidades regionais.



Educação básica

 


Um dos temas a serem tratados na reunião em Divinópolis será o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 registrado pelos municípios do Centro-Oeste. Criado em 2007 pelo Ministério da Educação, o Ideb  avalia a qualidade das  escolas  a partir do desempenho dos alunos. Os índices divulgados recentemente pelo Ministério da Educação apontaram Minas Gerais com o melhor desempenho nacional em 2011, no que se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental.


 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.