segunda-feira, 28 de Maio de 2012 09:28h Carla Mariela

Divinópolis terá 43 seções com acessibilidade em 2012

As seções servirão para evitar os transtornos que as pessoas com necessidades especiais enfrentam para registrar o seu voto na eleição

As eleições 2012 acontecerão em todo Brasil, em primeiro turno, no dia 07 de outubro, das 8h até às 17h, para postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os Municípios que possuem mais de 200 mil eleitores possivelmente podem ter um segundo turno de votação no dia 28 de outubro, caso nenhum dos candidatos a prefeito obtenha maioria dos votos válidos no primeiro turno. Conforme as informações do TRE/MG, o Estado de Minas, têm dentre seus 853 municípios, sete nessa situação: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba. 
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Divinópolis conta hoje com aproximadamente 155.297 eleitores, sendo que o total da população divinopolitana é de 213.000 habitantes. As zonas eleitorais são delimitadas conforme cada região. Cada zona eleitoral possui locais de votação. A cidade possui dois cartórios eleitorais, a 102ª e a 103ª Zonas Eleitorais. No total são 495 seções distribuídas em 78 locais de votação.
Segundo as informações do TRE/MG, alguns locais de votação possuem seção especial. Para as eleições desse ano foram instaladas 44 seções, de fácil acesso no Município de Divinópolis. Essas seções estarão localizadas nos bairros: Alvorada, Bela Vista, Bom Pastor, Buritis, Catalão, Centro, Danilo Passos I, Danilo Passos II, Davanuze, Dona Rosa, Espírito Santo, Esplanada, Ferrador, Icaraí II, Interlagos, Ipiranga, Jardim dos Candidés, Jardinópolis, Manoel Valinhas, Maria Helena, Nações, Niterói, Nossa Senhora das Graças, Nova Holanda, Oliveiras, Orion, Paraíso, Planalto, Porto Velho, Primavera, Quinta das Palmeiras, Quintino, Realengo, Santa Clara, Santo Antônio dos Campos, São José, São Judas Tadeu, São Luís, São Sebastião, Serra Verde, Sidil, Tietê, Vila Romana e na Zona Rural.
As seções especiais são adaptadas para diminuir as barreiras enfrentadas pelas pessoas que possuem limitações físicas na hora de exercer o seu voto, uma vez que a acessibilidade é fundamental e conta muito para o exercício da cidadania.
De acordo com a coordenadora do cartório da zona eleitoral 103ª, Cíntia Greco, os cartórios eleitorais em anos eleitorais e também nos anos não eleitorais fazem vistoria nos locais de votação para verificar a acessibilidade. “Os eleitores com necessidades especiais tiveram até o dia 09 de maio para alterarem o local de votação para a seção especial, caso quisessem, conforme art.25, parágrafo único, da Resolução 21.538/03-TSE. Embora, pudessem alterar o local de votação, não temos dados concretos de quantos são os eleitores portadores de deficiência. Nós começamos a registrar deficiência no Sistema ELO há mais ou menos cinco anos, esse sistema integra todos os aplicativos relacionados ao cadastro de eleitores, mas muitos não atualizam os seus dados, portanto não temos uma informação real de quanto é o total de pessoas com necessidades especiais que votam em Divinópolis”, relatou.
Ao todo são 44 bairros que apresentarão a seção adaptada para as pessoas com necessidades especiais, mas conforme Cíntia Greco, não há um número certo do total de portadores com deficiência que votam na cidade, pelo fato de não haver o cadastramento de todos os eleitores.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.