quarta-feira, 30 de Outubro de 2013 10:05h

Domingos Sávio participa de debate sobre denúncias do Instituto Royal

Deputado acredita que possa existir conciliação entre pesquisas e respeito aos animais

Na tarde desta terça-feira, 29, o deputado federal Domingos Sávio, PSDB/MG, participou do "Debate sobre denúncias de maus-tratos a animais do Instituto Royal" promovido pelo deputado Ricardo Tripoli, PSDB/SP, na Câmara dos Deputados.

Em discurso bastante sucinto, Domingos alertou sobre a necessidade um aperfeiçoamento da  legislação sobre o tema e ainda da abertura de um grande debate nacional, devido a relevância do assunto.

Formado em veterinária, o deputado acredita que o relacionamento homem/animal deve se pautar nos princípios da ética, do respeito, do cuidado e do carinho. Ao lembrar de seus tempos de estudante, esclareceu que ainda hoje, grandes universidades do Brasil usam animais em pesquisas.

"Infelizmente, não podemos desistir, mas, também não podemos, ainda, prescindir 100% dos animais nos procedimentos de pesquisa. Eu adoraria que houvesse dados concretos, sérios e responsáveis que dissessem que podemos parar com as pesquisas em animais", avaliou, "Se nós parássemos hoje com os experimentos, talvez as primeiras vítimas seriam os próprios animais, principalmente os domésticos que precisam ser medicados para se conviver com o ser humano", finalizou.

Domingos Sávio concluiu sua participação no debate afirmando que não se pode aceitar maus-tratos aos animais, mas, que também é inviável a sobrevivência, tanto dos animais como dos seres humanos, sem tais experimentos.

"Nós temos que ter pesquisas com responsabilidades cientificas, conselhos de ética e transparência com todas as instituições que elaboram as pesquisas. Acredito que é possível conciliar pesquisas com respeito aos animais", justificou Domingos.

Participaram do evento a apresentadora e ativista da causa animal, Luisa Mell, o coordenador da "Campanha Liberte-se da Crueldade", Helder Constantino, a veterinária Paula Papa e o advogado do Instituto Royal, Alexandre Domingues Serafim.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.