Domingos Sávio vai à França conhecer produção de leite

Em missão oficial no país, o presidente da Subcomissão do Leite buscará informações que permitam fortalecer o mercado leiteiro nacional.

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB), presidente da Subcomissão do Leite na Câmara dos Deputados (SUBLEITE), está em missão à Europa para conhecer a realidade da produção leiteira do continente. Em Paris, na França, o parlamentar tem visitado fazendas fornecedoras de leite e queijo, e participado de reuniões de trabalho com representantes do governo francês. O objetivo, segundo o deputado, é trazer ideias para fortalecer o produtor brasileiro.


“Estamos procurando conhecer a realidade da Europa. A França é um dos maiores mercados de lácteos, eles fazem queijos apreciados no mundo todo. O Brasil precisa respeitar e valorizar o produtor de leite para vender essa mercadoria em condições de igualdade”, explicou Domingos Sávio.
A agenda de trabalho no exterior foi iniciada no Ministério da Agricultura do país, onde o deputado foi recebido pelos representantes do governo francês, Sr. Piere Grenier e Sr. Afhonso Richalie, para participar de uma reunião da Confederação Nacional da Agricultura da França, com representantes do setor leiteiro.


Em seguida, o deputado visitou a sede do parlamento francês acompanhado do deputado federal Jean Marie, que apresentou toda a estrutura da Assembléia  Nacional de France, onde teve a oportunidade de acompanhar uma sessão de  votação do orçamento  de 2012.


“A viagem está sendo muito proveitosa, pois colhemos muitas informações úteis que tentaremos aproveitar em benefício dos produtores brasileiros. Visitamos a sede da Confederação da Agricultura da França e a Associação de Produtores de Leite. Nesta sexta-feira, iremos para Besancon, região oeste da França, localizada na divisa com a Suiça, para visitar várias fazendas de produção de leite e fábricas de queijos", conta o deputado. "Estamos buscando informações sobre a eficiência dos franceses no processo produtivo e como conseguem fazer um bom produto e especialmente ver como o produtor de leite em regime de trabalho familiar ganha bem e vive bem produzindo leite”.


Domingos Sávio declarou que, na França, os queijos não utilizam leite pasteurizado. De acordo com ele, a prática não é bem vista em território brasileiro. “É curioso porque no Brasil há um preconceito. Os franceses fabricam queijos sem tratar o leite e eles são vendidos para o mundo inteiro”, afirmou.
O parlamentar destacou que, enquanto na Europa o agricultor tem uma qualidade de vida acima da média, no Brasil há uma situação de pobreza. Domingos Sávio disse que aqui há uma burocracia excessiva. “Precisamos dar condição do brasileiro agregar valor à sua produção. Algumas barreiras comerciais travam nossa mercadoria”, ressaltou.


Além de Domingos Sávio, os deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Zé Silva (PDT-MG), ambos membros da SUBLEITE, também estão na missão.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.