sexta-feira, 22 de Novembro de 2013 08:41h

Domingos Sávio vai à Nova Zelândia para conhecer a produção de leite no país

Em missão oficial pela Câmara dos Deputados, o tucano pretende trazer a experiência adquirida no país para fortalecer a produção de leite no Brasil

m missão oficial pela Nova Zelândia para conhecer o processo de produção de leite no país, o deputado federal Domingos Sávio, PSDB/MG, ficou fascinado com os índices de produtividade local.

De acordo com o tucano, embora o país tenha um pouco mais de meio século de existência, eles já estão muito a frente de toda a America Latina com seus mais de 500 anos de história.

"As bases são sólidas, o capitalismo é fundamentado na eficiência, competitividade e lucro; o cooperativismo está presente em tudo", relatou Domingos.

A Nova Zelândia possui hoje, a sexta posição no Índice de Desenvolvimento Humano do mundo, além de ser um dos países com o menor índice de corrupção, economia livre e o mínimo de intervenção do Estado, inclusive nas questões ambientais. Com 4,2 milhões de habitantes e 4,9 milhões de vacas, que rendem em média 47,3 milhões de litros de leite por dia (e quase 2 milhões de ovinos), a relação entre produtor de leite e indústria é muito próxima, intermediada por cooperativas e sem pitacos do governo.

"O que se vê, é um país próspero, limpo, bonito e muito produtivo; livre de doenças como as pragas da febre aftosa.", finalizou o parlamentar.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.