quarta-feira, 12 de Junho de 2013 11:13h Carla Mariela

Eleitores de Divinópolis com voto facultativo precisam se recadastrar biometricamente

O eleitor que tem título em Divinópolis e possui voto facultativo, ou seja, tem mais de 70 anos, menos de 18 ou é analfabeto, também deve se recadastrar biometricamente, para não ter o título cancelado. Essa dúvida tem chegado aos cartórios eleitorais do

O eleitor que tem título em Divinópolis e possui voto facultativo, ou seja, tem mais de 70 anos, menos de 18 ou é analfabeto, também deve se recadastrar biometricamente, para não ter o título cancelado. Essa dúvida tem chegado aos cartórios eleitorais do município, já que muitos eleitores acreditam que, em virtude do voto facultativo, não precisariam se recadastrar.

Divinópolis é o 11º maior colégio eleitoral do Estado e 16.275 eleitores estão no cadastro da Justiça Eleitoral como tendo voto facultativo. Atualmente, o município possui 1.180 eleitores de 16 e 17 anos, sendo 572 homens e 608 mulheres, e 11.569 eleitores com mais de 70 anos, considerando 4.792 homens e 6.777 mulheres. Analfabetos são 2.291 mulheres e 1.235 homens, totalizando 3.526 eleitores.

O recadastramento em Divinópolis teve início no dia 15 de maio e até o dia 7 de junho 11.842 eleitores já haviam comparecido à sede dos cartórios eleitorais para terem a impressão digital coletada e a fotografia do rosto inserida no banco de dados da Justiça Eleitoral.

Serviço:

Recadastramento biométrico em Divinópolis (que atenderá os eleitores das 102ª e 103ª Zonas Eleitorais):

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Local: Sede dos Cartórios Eleitorais – Rua Sete de Setembro, 818, Centro.

O eleitor deve comparecer ao local indicado com os seguintes documentos:
- Original e cópia de documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, certidão de nascimento ou casamento). Não serão aceitos a carteira de motorista e o novo passaporte;
- Original e cópia de comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitidos entre 15 de maio de 2012 e 15 de fevereiro 2013;
- Título eleitoral e CPF (se possuir);
- Comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, que forem fazer o título pela primeira vez).

Agendamento

Os eleitores divinopolitanos podem agendar o seu recadastramento biométrico pela internet. O interessado deverá acessar o portal do TRE e preencher os dados do sistema de agendamento, escolhendo o melhor dia e horário para comparecer aos cartórios eleitorais locais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.