terça-feira, 21 de Outubro de 2014 05:50h

Em 2013, Rodyson viabilizou instalação do painel que garantiu mais transparência nas votações parlamentares

Tendo como marca o “Choque de Gestão”, Rodyson teve o nome incluído na Galeria de Presidentes da Câmara

Em ato solene realizado na tarde da quinta-feira, 16 de outubro, o vereador, Rodyson Kristnamurt, ou Rodyson do Zé Milton como também é conhecido, teve seu nome incluído na Galeria dos Presidentes da Câmara de Divinópolis, após o descerramento da placa com sua imagem, feito juntamente com o atual presidente, vereador, Rodrigo Kaboja. Rodyson geriu os trabalhos do Legislativo de Divinópolis no ano de 2013.

Na Mesa Diretora, Rodyson trabalhou ao lado do vice-presidente, Marquinho Clementino, primeiro secretário, Edimar Máximo, e segundo secretário, Nilmar Eustáquio. O período em que esteve na presidência foi marcado por uma política de trabalho que é comum em gestões do PSDB, partido no qual é filiado: o Choque de Gestão. A medida é apontada como um processo que oferece mais eficiência com menos custo para funcionamento máquina pública.
No Choque de Gestão de Rodyson, foram suspensas a concessão de diárias integrais a servidores e vereadores, viagens de comissões nos veículos oficiais, entrega de selos aos gabinetes, compras e contratação de serviços e bens não essenciais. Também foi limitada a concessão de material de consumo, o uso de telefone e o abastecimento dos veículos utilizados pelos vereadores para suas atividades parlamentares.
Outra medida foi a redução em até 20% das despesas com contratação de serviço terceirizado. Foram também realizadas alterações na composição do quadro de cargos comissionados visando redução de despesa e ficando a criação de novos cargos em comissão condicionada à extinção de outro cargo para compensação. O Portal da Transparência também foi implantado no período em que Rodyson presidiu a Câmara que também viabilizou a Instalação do novo painel eletrônico, o que garantiu mais transparência nas reuniões dos vereadores.
Além de ser uma marca administrativa, o Choque de Gestão também se fez necessário em razão do aumento no número de vereadores, que antes eram doze e, em 2013, passou a ser dezessete. Com o aumento do número de vereadores, aumentou também o número de assessores, impactando muito nos custos para funcionamento do Legislativo Municipal. Para piorar, os repasses para o Poder Legislativo foram menores na maioria das cidades brasileiras em razão da crise que assolou os municípios.
A capacidade do vereador de lidar com conflitos foi colocada em xeque durante o mês de julho, quando, seguindo o que ocorria em todo o país, várias manifestações surgiram na cidade e, em uma delas, um grupo de pessoas chegou a invadir e ocupar o prédio da Câmara. Respeitando os direitos e reivindicações dos manifestantes, Rodyson chegou por várias vezes a dialogar com eles, mas diante da impossibilidade de acordo foi obrigado a forçar a retirada dos mesmos para que não houvesse prejuízo das atividades legislativas e, por consequência, da população.
Outra marca de sua gestão foi o apoio dado a vários movimentos sociais como o Movimento Carlos Chagas, que reúne vereadores de todo o país e pede mais eficiência nos serviços previdenciários, campanha “Todos Contra a Pedofilia”, “I Simpósio dos Surdos”, “Semanas Acadêmicas” e instituições de ensino e ONGs do município. Foi também em sua gestão que teve início a terceira etapa do Projeto Divina Divina História apresentando a trajetória dos ex-presidentes da Câmara.
A gestão de 2013 também foi marcada como a que deu o primeiro passo para que o Legislativo de Divinópolis tenha uma nova sede, mais ampla, e que permita maior eficiência dos serviços prestados ao cidadão. Rodyson conseguiu do governo do estado de Minas sinalização positiva para a transferência do prédio da Câmara para o prédio onde hoje funciona o Fórum Dr. Manoel de Castro, que em breve passará a funcionará no bairro Liberdade.
A Comunicação da Câmara também recebeu novos investimentos. Com o objetivo de facilitar o acesso às atividades e informações geradas no Legislativo, Rodyson adquiriu novos equipamentos e permitiu a reestruturação das instalações de eletrônica e informática, para garantir mais qualidade no trabalho. Contratou profissionais especializados na área e desenvolveu campanhas publicitárias que destacaram as ações parlamentares. Foi na sua gestão que foi criado também o novo estúdio da TV Câmara.
Na solenidade para descerramento da placa, Rodyson, foi muito elogiado pelos colegas vereadores que destacaram que apesar de sua postura firme, trata-se de uma pessoa sensível aos problemas alheios. “A tarde desta quinta-feira ficará para sempre em minha memória. Como um filme, toda a minha vida passou diante de meus olhos enquanto ouvia as belas palavras dos colegas. Lembrei de meu pai e de como estaria orgulhoso ao ver que segui os seus passos e hoje trabalho para tornar nossa cidade cada vez melhor. Entendo que esta placa na Galeria de Presidentes da Câmara de Divinópolis é o símbolo do nosso esforço, de muito trabalho e de outras conquistas que ainda virão. Obrigado a todos” afirmou o ex-presidente da Câmara.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.