sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 09:02h Gazeta do Oeste

Embaixador dos Estados Unidos confirma abertura de consulado norte-americano em Belo Horizonte

O governador Antônio Anastasia recebeu em audiência, na última quarta-feira, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. O diplomata anunciou que, a partir do próximo ano, os mineiros vão contar com um consulado norte-americano para a emissão de vistos de passaporte. No momento, uma equipe da embaixada realiza prospecções em Belo Horizonte para definir onde será instalado o consulado. Segundo o embaixador, em 2011, os Estados Unidos concederam 80 mil vistos para mineiros, nos consulados norte-americanos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

 


“É uma demonstração clara do nosso interesse em estreitar as relações com Belo Horizonte e Minas Gerais. Vamos fazer um grande esforço para facilitar as viagens dos mineiros para os Estados Unidos”, afirmou Thomas Shannon. A princípio, o funcionamento do consulado seria a partir de 2014, ano em que o Brasil realiza a Copa do Mundo de futebol.

 


Antônio Anastasia agradeceu a visita e considerou de extrema importância à instalação do consulado na capital mineira, porque estimulará o turismo e abrirá novos caminhos para atração de investimentos dos Estados Unidos no Estado.

 


“Para nós, a presença do consulado é fundamental para facilitar a vida dos turistas mineiros que viajam, e em grande número, para os Estados Unidos, e, sobretudo, pelas questões econômicas. Tenho certeza de que aqui existem grandes oportunidades para os investimentos norte-americanos, não só na área de mineração, uma área tradicional, mas também naquilo que é mais avançado, como na indústria aeronáutica”, disse o governador de Minas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.