terça-feira, 30 de Agosto de 2011 10:36h Flávia Brandão

Emoções e memórias marcaram a noite de entrega da Medalha Centenário

Cinquenta nomes receberam a homenagem por fazerem parte da história de Divinópolis

O Jornal Pinga Fogo e a Real Casa Gravatá promoveram na última sexta-feira 26, na Câmara Municipal de Divinópolis, a entrega da Medalha Centenário a 50 cidadãos, como reconhecimento pelos trabalhos realizados em prol do município. A solenidade, que lotou o plenário do Legislativo Municipal resgatou memórias e trouxe lágrimas aos olhos de muitos homenageados. De acordo com o idealizador, jornalista Itamar de Oliveira, a entrega da homenagem, Medalha Centenário, “vem valorizar os costumes e tradições do município”; e no primeiro semestre de 2012 mais 50 pessoas serão agraciadas, completando os 100 homenageados do Centenário.

 

Dentre os agraciados da noite, estiveram o nome de 40 homenageados vivos e dez in memoriam. De acordo com Itamar de Oliveira, a escolha dos homenageados vem sendo feita há mais de dois anos e todos os nomes são ou foram figuras históricas, que vivenciaram, na sua maioria, os últimos 50 anos da cidade, acompanhando a sua evolução, participando dos seus eventos marcantes, e que se destacaram como cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais. “Nós temos essa confraria, que se encontra com bastante frequência, que é a chamada Real Casa de Gravatá, um reino fictício, de mais de 100 pessoas, que junto com o jornal Pinga Fogo está promovendo a entrega da Medalha do Centenário. A escolha dos homenageados vem sendo feita há mais de dois anos, onde fizemos várias listas, acrescentando, tirando até chegar a esses agraciados ilustres, e digo ilustres no melhor sentido, porque não fizemos na escolha nenhum tipo de discriminação social ou política”, declarou.

 

Entre os homenageados, esteve presente a esposa do fundador da Gazeta Oeste, Maria Marcus Rodrigues, que emocionada agradeceu a escolha de seu nome como uma das agraciadas da noite.  “Gostaria de agradecer ao Itamar e a sua equipe pela escolha do meu nome. Ofereço essa homenagem a minha família, aos meus filhos e em particular a meu esposo Antônio Eustáquio Rodrigues”, disse.

 

O empresário Mayrink Aguiar, que recebeu a homenagem em nome de seu pai, elogiou a iniciativa .  “É muito importante para as famílias dessas pessoas já falecidas receberem esse reconhecimento é como um alento e para os que recebem em vida é uma força a mais. O Itamar está de parabéns, homenagem igual a essa tem que ser valorizada”, destacou.

 

Compuseram a mesa e realizaram a entrega das Medalhas aos homenageados: o ex- prefeito Galileu Machado; o presidente da Câmara Municipal, Pastor Paulo César (PRB); o dentista Eduardo Passos Coelho; o jornalista Itamar de Oliveira e seu colaborador João Ribeiro; os vereadores Roberto Bento (PTdoB), Heloísa Cerri (PV), Edson Sousa (sem partido), Adair Otaviano (PMDB) e Antônio Paduano (DEM).

 

Confira no site da Gazeta do Oeste (www.g37.com.br), seção coberturas, as fotos de todos os homenageados ou de seus familiares.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.