segunda-feira, 9 de Novembro de 2015 13:20h

Especialista português estará na ALMG para ciclo de debates sobre mudanças no futebol

O professor da Universidade do Porto e doutor em Ciência do Desporto português, Júlio Garganta, estará na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (10/11/15) para participar do II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro . Ele fará palestra sobre o tema “Formação de atletas de futebol: das ruas à profissionalização”, às 14 horas, no Plenário da Casa.
O especialista defende, entre outros, que a ideia de que a pessoa “nasce jogador” desmobiliza o trabalho de formação e aperfeiçoamento dos atletas. “Na Europa, se trabalha treino, educação e cultura, mas em outras áreas do planeta ainda se tem predileção pela explicação genética do talento”, ressalta.
Sobre o futebol brasileiro, o professor sugere que o País tem uma riqueza construída ao longo de muitos anos, mas que pode se perder em poucos anos se a reflexão sobre o modo como evoluir e inventar novas formas de treinamento e jogo não forem trabalhados. “A extensão geográfica brasileira pode ser problema ou oportunidade, uma vez que pode proporcionar uma base de praticantes numerosa e versátil”. Dirigentes do Atlético e do Cruzeiro, comentaristas, instrutores da Fifa e árbitros, entre outros, também farão parte da programação do ciclo, iniciativa que tem à frente o presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, deputado Anselmo José Domingos (PTC), e o deputado João Leite (PSDB), ex-goleiro do Clube Atlético Mineiro. As inscrições para participar estão abertas até às 15 horas da próxima segunda (9), no Portal da ALMG.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.