sábado, 21 de Maio de 2011 11:19h Atualizado em 23 de Maio de 2011 às 14:39h. Flávia Brand?o

Esporte e lazer da região são temas de Audiência

Fabiano Tolentino (PRTB) entregou levantamento de 170 áreas carentes de investimento na cidade.

No intuito de debater a situação das áreas de esporte e lazer e buscar alternativas de investimento para Divinópolis e Região Centro-Oeste, por requerimento do deputado estadual Fabiano Tolentino (PRTB), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu, ontem (20), Audiência Pública, na Câmara Municipal de Divinópolis. O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia, Marques Abreu (PTB) e da deputada Luzia Ferreira (PPS), além de representantes do Executivo Municipal, vereadores, lideranças comunitárias, esportistas e comunidade lotando o Plenário Vereador Zózimo Ramos Couto.


De acordo com o deputado estadual Fabiano Tolentino o esporte é uma área que às vezes os municípios “esquecem de investir” e diante disso é fundamental debater as carências do setor, já que o esporte é meio de prevenção das doenças e também forma de integrar e resgatar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.  Nesse sentido, o deputado Fabiano conta que foi feito um levantamento em parceria com alunos do curso de Educação Física da FUNEDI/UEMG que apurou 170 áreas em Divinópolis, que necessitam de investimento de alguma forma, seja de instalação de vestiários, alambrado, pintura de quadras, etc. O levantamento foi realizado não somente em áreas destinadas ao lazer e esporte como escolas estaduais e municipais.


O documento com mais de 250 páginas foi entregue na Audiência Pública ao presidente da Comissão do Esporte, Lazer e Juventude da ALMG, Marques Abreu, e segundo o deputado Tolentino o mesmo será também encaminhado ao Governo Estadual. “É um levantamento que será entregue a Comissão de Esporte e ao Estado de modo que possa saber qual é a realidade das nossas áreas de esporte. Dessa forma, poderemos discutir os investimentos seja do governo estadual, seja de emendas parlamentares. O importante é ter um investimento bem feito com cronograma de atuação, com as áreas bem delineadas para que o esporte possa realmente ressurgir de forma ainda melhor no nosso município”, ressaltou Tolentino. O parlamentar ressaltou ainda que esse diagnóstico vem de encontro com o atual momento que vive a nação brasileira, que irá sediar grandes eventos esportivos nos próximos anos como a Copa do Mundo, a Copa das Confederações e Olimpíadas.


  Para o presidente Marques Abreu com essa audiência será possível detectar os problemas para que na medida do possível possam ser sanadas as deficiências no setor. “O objetivo da audiência é conhecer as dependências esportivas da cidade, detectar os problemas e levar para a nossa Assembleia esses problemas para que na medida do possível possamos saná-los e para que o povo de Divinópolis tenha uma vida esportiva mais sadia”, declarou.


A deputada Luzia Ferreira (PPS) - que é natural de Perdigão, mas que tem um grande vínculo com Divinópolis pelo fato de ter iniciado sua vida política na cidade e ter parentes no município - esteve presente prestigiando a Audiência Pública e ressaltou a importância do debate. “Trazer uma Audiência Pública da Assembléia Legislativa, da Comissão de Esportes é muito importante para valorizar a cidade e as iniciativas que sei que existem aqui na área de esporte e que são importantes, como as academias nas praças, nos espaço abertos, que permitem a inclusão social. Hoje, temos essa preocupação de criar alternativas, inclusive para os jovens para retirá-los das drogas de modo a criar um lazer saudável, ou seja, o esporte tem essa capacidade de atrair e motivar a juventude” destacou o deputado.


A parlamentar destacou a importância de Divinópolis como cidade polo na região Centro Oeste e sua intenção de buscar recursos não só para o esporte, mas também para as áreas da saúde e educação de Divinópolis. “Podemos alocar recursos através das emendas, através do orçamento, que é o nosso papel como parlamentar. Divinópolis como um polo da região Centro Oeste eu tenho aqui uma preocupação de ter a atenção na área da saúde, visto que o município atende não só a população local, mas toda região. Temos também a questão da Educação, dentro os quais temos aqui uma unidade da Uemg com a batalha de se tornar pública. E também a infraestrutura,porque a cidade cresceu muito  e tem muita demanda nessa área. Estaremos juntos aqui com o prefeito  e lideranças da cidade ajudando a construir essas soluções”, ressaltou a deputada. 


De acordo com o secretário de Esportes da Prefeitura, Rômulo Duarte a infraestrutura do esporte é uma deficiência nacional e que hoje Divinópolis tem desenvolvido um trabalho bem planejado buscando unir as ações do Executivo com os esforços dos parlamentares e adiantou que a ordem de serviço para reforma do Poliesportivo será assinada na próxima segunda-feira. “Na questão de infraestrutura do esporte o município fica incapaz de poder resolver todos os problemas sozinho.  Aliar ao governo do Estado, governo federal  junto com os deputados, que apoiam o esporte vai ser fundamental para a gente resolver esse grande gargalo”, declarou.

 

 

Audiência


Os municípios de Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste, Formiga, Cláudio e Oliveira também estiveram reunidos para debater os investimentos na área.  No levantamento das 170 áreas de lazer foi verificada a necessidade de obras como cobertura, piso, alambrado, pintura, entre outros demandas, que somam um recurso de cerca de R$ 4 milhões no total. De acordo com o deputado Fabiano Tolentino serão buscadas parcerias com a Prefeitura, o Estado e nas emendas parlamentares.  Das 170 áreas de lazer, 71 estão dentro de escolas municipais e estaduais. Do total das áreas, 79 são quadras e 55 são campos de futebol.    Outro ponto abordado durante a reunião foi a proposta de aumento do repasse do ICMS Solidário, sugerida por Tolentino. Além disso, foi sugerida a regionalização das verbas estaduais destinadas ao setor e mais transparência no repasse de recursos. Para o presidente da comissão deputado Marques Abreu (PTB), os deputados pretendem trabalhar algumas linhas de ação, entre elas a de incentivar os conselhos municipais de juventude. Ele disse ainda que, das reuniões já realizadas pela comissão, houve um consenso de que há a necessidade de capacitação de gestores e monitores esportivos.


Pintando o Esporte 

          Também novidade anunciada pelo deputado Fabiano Tolentino é o projeto “Pintando o Esporte”, que prevê parceria com a iniciativa privada. “Iremos buscar a parceria das empresas, que queiram melhorar o seu bairro, a região que estão instaladas, dando assim melhor condição de lazer para a comunidade. Iremos aos domingos realizar o “Pintando o Esporte”, onde iremos aos bairros pintar  as quadras, nós mesmos  e a população fazendo o esporte acontecer”, declarou o deputado.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.