quinta-feira, 10 de Novembro de 2011 10:45h Atualizado em 10 de Novembro de 2011 às 10:50h. Sarah Rodrigues

Estradas preparadas para o período chuvoso

Durante o período chuvoso os moradores da zona rural ou até mesmo turistas ou parentes e motoristas em geral se preocupam com a qualidade das estradas rurais. O motivo é que grande parte não possui nenhum tipo de pavimentação e durante as chuvas estas estradas ficam muito ruins, os veículos atolam, patinam e podem até cair nos buracos causados pelo tempo.


Para este ano a secretaria municipal de Agronegócios (Semag) investiu na melhoria dessas vias e ainda está preparando as estradas para que os transtornos aos moradores e motoristas sejam diminuídos durante o período chuvoso.


Segundo o secretário de agronegócios Paulo Marius, a estrada rural que liga Buritis à Cláudio, cerca de 17 km já recebeu melhorias como a canalização das saídas de água, limpeza dos canos. “Este ano os veículos não vão atolar como no ano passado”, explica.


A estrada que liga Santo Antônio dos Campos (Ermida) à comunidade de Amadeu Lacerda também está recebendo melhorias por parte da prefeitura municipal de Divinópolis, a via está recebendo novas saídas de água para evitar os atolamentos.


Na região da Serra de Perobas em que atolavam vários veículos durante o período chuvoso há cerca de 50 anos, de acordo com Marius não irá acontecer mais. Antes, durante as chuvas os ônibus, principalmente que levavam os alunos às escolas eram impedido de passar devido ao excesso de barro.


O secretário ressalta que na comunidade de Lages a patrol está terminado o serviço. Já no morro dos Lopes, a estrada está pronta e foi feito calçamento para melhorar a passagem dos carros.


Em toda a região, de acordo com o secretário estão sendo feitas melhorias como na comunidade de Lagoa, para que quando o período chuvoso tenha início os moradores e os motoristas que trafegam pela região não atolem ou tenham prejuízos. “Não teremos tantos problemas como no ano passado, em alguns locais o serviço já está terminando e as estradas estão ficando muito boas”, avalia.


José de Oliveira possui um sítio próximo a Amadeu Lacerda, ele comemora as melhorias no local. “Tinha uma subida que em dias de chuva, os carros não iam de jeito nenhum. Agora, vamos esperar chover, para ver como está. A poeira é muito ruim, a gente sempre esperava chover para molhar a terra, mas tínhamos medo de atolar, hoje já vemos que a rua está bem melhor”, relata.


Mais de R$ 1 milhão foram investidos nas vias, as melhorias também fazem parte do Projeto Rural Minas, parceria do município com o governo federal.

 

MODIFICAÇÕES


O secretário enfatiza que não são todas as estradas rurais que estão recebendo a pavimentação, a canalização e outras melhorias. Segundo ele, locais como a comunidade dos Costas, outras regiões próximas a Ermida e zonas rurais em geral, já receberam ou receberão cascalhos e modificações nas vias de forma preventiva e paliativa para que a população possa transitar. “Estas regiões devem ter alguns problemas, mas não serão muitos, porque estamos nos preparando para o período”, ressaltou Marius.


 

 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.